Jornal Correio Braziliense

Eleicoes2010

Lula, Dilma, Temer e ministros acompanharam apurações finais no Palácio da Alvorada

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a candidata à Presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, o indicado a vice-presidente na chapa dela, Michel Temer (PMDB), e mais um grupo de ministros acompanharam ontem (3) as apurações finais das votações em todo país, no Palácio da Alvorada. Durante a apuração parcial dos votos, a expectativa era de encerrar as eleições no primeiro turno, como indicou o chefe de gabinete do presidente, Gilberto Carvalho.

;Estamos prontos para um segundo turno, se for o caso. Mas se for no primeiro turno, a festa será mais bonita ainda;, afirmou Carvalho, por volta das 16h de ontem. Ele se referiu à festa, preparada pelo Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília.

Mas, com a confirmação de segundo turno nas disputas para a Presidência da República e o governo do Distrito Federal, a festa foi adiada.

No Distrito Federal, a disputa é considerada emblemática entre o candidato do PT, Agnelo Queiroz, e Weslian Roriz (PSC), mulher do ex-governador Joaquim Roriz (PSC), cujo registro da candidatura foi autorizado pelo Tribunal Regional Eleitoral um dia antes das eleições. O ex-governador lançou a mulher como candidata, depois de observar que poderia ter o registro inviabilizado em decorrência dos efeitos da Lei da Ficha Limpa.

Passaram a tarde ontem (3) com o presidente Lula, Dilma, Temer, a primeira-dama, Marisa Letícia, os ministros da Fazenda, Guido Mantega; da Secretaria de Comunicação da Presidência, Franklin Martins; da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; da Pesca, Altermir Gregolin e da Previdência, Carlos Eduardo Gabas.

Também estavam no Alvorada o assessor especial para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, e os deputados federais Antônio Palocci e José Eduardo Cardozo, ambos do PT de São Paulo. Os três integram a coordenação de campanha da candidata Dilma. O grupo que chegou por volta das 16h ao Alvorada deixou o palácio às 22h em direção a um hotel onde a candidata concedeu entrevista coletiva.