Eles atraem os holofotes por onde passam, seja por ter participado de um reality show, por ser ídolo do futebol, ou por ter estado à frente de uma rumorosa investigação policial. A nova composição da Câmara dos Deputados terá celebridades pouco acostumadas à política. Tiririca, deputado mais votado do país, eleito por São Paulo, não está sozinho na bancada dos famosos (leia mais na página 13).
A bancada da bola é numerosa. Os ex-jogadores Romário (PSB) e Danrlei (PTB) ; ex-goleiro do Grêmio, vão legislar pelos interesses do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, respectivamente, a partir de 2011. Os dois foram eleitos deputados federais. Companheiro de Romário na conquista do tetracampeonato mundial de futebol, Bebeto (PDT-RJ) ; o ;Bebeto Tetra;, como apareceu nas urnas ; ganhou mandato de deputado estadual. Bebeto foi eleito por causa do bom desempenho de Wagner Montes (PDT-RJ). O ex-jogador obteve 28,3 mil votos; o apresentador de TV, 528,3 mil. Montes puxou ainda a atriz Myrian Rios, a última da chapa, com 22,1 mil votos.
Na lista de famosos do Rio de Janeiro eleitos para a Câmara dos Deputados também estão o ator Stepan Nercessian (PPS) e o ex-Big Brother Jean Wyllys (PSol), vencedor da quinta edição de um reality show de sucesso.
São Paulo elegeu o delegado da Polícia Federal (PF) Protógenes Queiroz (PCdoB), que ficou nacionalmente conhecido por comandar a Operação Satiagraha. Pelo caminho ficaram o ex-pugilista Maguila e Suelem Rocha, a Mulher Pêra.
Romário (PSB-RJ)
O ex-jogador de futebol Romário (PSB-RJ) confirmou o favoritismo e foi eleito para a Câmara dos Deputados entre os mais votados. É o primeiro dentre os três eleitos de sua chapa, com 146,8 mil votos.
O ex-jogador ganhou destaque na campanha política e, ao lado do palhaço Tiririca, foi um dos que mais despertou comentários dos eleitores no país inteiro. Com o número 4.011, referência ao número da camisa que vestia na seleção brasileira, Romário foi para o corpo a corpo pedir votos. Mostrou seu lado família e, como uma das principais propostas de governo, reforçou o apoio a crianças com necessidades especiais. Uma das filhas de Romário tem Síndrome de Down. Romário jogou nos principais times brasileiros e foi ídolo de diferentes torcidas. Capitão do tetracampeonato mundial de futebol, comandou a vitória da Seleção. Encerrou um jejum de 24 anos. O Baixinho, como é conhecido, fez seu gol de número mil jogando pelo Vasco, em 2007, no Campeonato Brasileiro. Foi um gol de pênalti.
Jean Wyllys (PSol-RJ)
Jean Wyllys é baiano, jornalista e professor universitário, mas só ficou conhecido depois de participar do Big Brother Brasil, reality show da TV Globo que confina uma dúzia de participantes interessados num prêmio milionário e em exposição e fama instantânea. Jean venceu o programa e, cinco anos depois, vai estrear como deputado federal pelo PSol do Rio de Janeiro. O ex-BBB obteve pouco mais de 13 mil votos e, mesmo assim, foi eleito. Na mesma chapa está Chico Alencar, reeleito com mais de 240 mil votos. Durante a participação no reality show, Jean se destacou pela postura equilibrada e pelo bom relacionamento com os outros confinados. Assumiu a homossexualidade em rede nacional desde o início do programa e ganhou pontos por isso. O jornalista levou a causa da diversidade sexual para a campanha. ;Minhas propostas para os gays fazem parte de um conjunto maior de iniciativas em favor dos direitos humanos e das liberdades civis;, afirma o agora parlamentar no site de sua candidatura.
Danrlei (PTB-RS)
Um dos maiores ídolos do Grêmio, Danrlei de Deus (PTB-RS) ; ou simplesmente Danrlei ; vai integrar a bancada da bola na Câmara. Ele foi um dos mais votados no Rio Grande do Sul, com 173,7 mil votos. Na sua chapa, nenhum outro deputado eleito recebeu tantos votos. A expectativa do ex-goleiro era chegar a 100 mil votos. Foi surpreendido nas urnas com o resultado final. Agora, a exemplo de outros atletas eleitos para o Legislativo, pretende fazer do esporte sua principal bandeira. Nas urnas, o nome que apareceu ao eleitor foi Danrlei de Deus Goleiro. ;A minha bandeira maior vai ser o esporte, mas nunca vou deixar de atender os interesses do estado como um todo;, disse o ex-goleiro, após ser eleito. O exercício do mandato na Câmara será a primeira experiência política de Danrlei. ;Vou trabalhar muito para trazer o que for possível para o Rio Grande do Sul.;
Protógenes Queiroz (PCdoB-SP)
A decisão do delegado da Polícia Federal (PF) Protógenes Queiroz de se filiar a um partido, o PCdoB, despertou todo tipo de crítica dentro da corporação. Protógenes já estava no olho do furacão por causa da Operação Satiagraha, que prendeu o megainvestidor Daniel Dantas. Ele chegou a ser afastado do inquérito e, logo depois, em setembro do ano passado, anunciou a filiação ao PCdoB. Integrar as fileiras de um partido comunista alimentou reações contrárias ainda mais evidentes. Delegado experiente, Protógenes participou de outras investigações polêmicas, envolvendo times de futebol, fraudes em arbitragem, grandes casos de contrabando chinês e remessas ilegais de dinheiro para paraísos fiscais. Como candidato, criou um blog com o dia a dia da campanha e com o detalhamento das operações policiais das quais participou. Protógenes foi eleito com 94,7 mil votos.