No último dia de campanha antes das eleições, o candidato Toninho do PSol teve uma agenda intensa. Mesmo com a chuva, por volta das 11h, ele visitou a Feira do Guará. Acompanhado da mulher, Maninha, candidata a deputada distrital pelo mesmo partido, Toninho cumprimentou comerciantes e frequentadores do local. Enquanto isso, ele era informado, por meio de assessores, sobre o julgamento da candidatura de Weslian Roriz (PSC), que ocorria no mesmo horário, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Com a validação do registro de candidatura da adversária na Justiça, Toninho afirmou que o PSol não recorrerá da decisão. ;Estamos a 24 horas das eleições, queremos enfrentar essa disputa nas urnas. Se o tribunal resolveu, nós acatamos. Que venha Dona Weslian e que o povo do Distrito Federal decida;, afirmou Toninho.
O postulante ao Palácio do Buriti também aproveitou a ocasião para reafirmar a confiança em um segundo turno no pleito. ;Teremos um segundo turno e eu estarei nele. Não sou eu quem está dizendo isso, mas sim a voz das ruas;, afirmou. Da feira, Toninho seguiu para a Quadra 103 do Sudoeste, onde mais uma vez conversou com moradores e panfletou.
Após uma parada para o almoço, o representante do PSol foi ao Riacho Fundo II, onde participou de reunião na casa de um militante. Toninho passou aproximadamente meia hora com cerca de 30 pessoas. ;Desde o início da campanha, apostamos nesse tipo de contato com o eleitorado;, destacou. Na ocasião, o candidato voltou a considerar que o PSol não é mais um partido nanico. ;Nós mostramos nossa cara e nossa proposta;, disse.
Toninho também cumprimentou moradores da região, inclusive rorizistas. ;Foi uma campanha feliz desde o início, percorremos várias cidades. É assim que vamos nos manter até o último minuto e dessa forma vamos chegar à vitória;, disse o candidato a governador. Às 20h, ele participou de mais uma reunião em Ceilândia.
Sem carreata
A campanha do representante do Partido Verde (PV), Eduardo Brandão, foi prejudicada pelo clima chuvoso. O político, que havia preparado uma carreata por Itapoã, Paranoá e Plano Piloto para o início da manhã, acabou cancelando o evento. ;Ficamos preocupados até mesmo com possíveis acidentes;, disse. No horário, ele se reuniu com representantes do Partido Trabalhista Nacional (PTN), com quem firmou aliança, na última sexta-feira, para discutir estratégias de campanha. Por volta das 13h, Brandão visitou uma feira do Lago Norte, próxima à QI 7, onde cumprimentou e conversou com alguns dos poucos presentes.
Durante a caminhada, o candidato também comentou a aprovação pelo TRE do nome de Weslian Roriz para disputar oficialmente as eleições. ;Se o tribunal decidiu, vamos para as eleições e as urnas vão nos dizer o que o povo quer. Creio que essa é uma decisão política ruim para Brasília, que sempre esteve jogada às artimanhas da família Roriz, o que é um retrocesso;, avaliou.
O postulante ao GDF também fez um balanço positivo de sua primeira campanha eleitoral. ;Campanha é sempre um grande aprendizado. Estou muito feliz e grato a todas as pessoas de Brasília;, afirmou. Ele destacou, ainda, que não pensou em possíveis alianças com outros candidatos em caso de segundo turno. À noite, o candidato acompanhou um culto em Taguatinga.
ONDE ELES VÃO VOTAR
O candidato Toninho do PSol irá votar hoje, às 10h, no Colégio Inei, no Plano Piloto. Já Eduardo Brandão vota às 10h no Colégio Mackenzie, no Lago Sul. Enquanto Toninho acompanhará a apuração na Sede Nacional do PSol, na Asa Sul, Eduardo Brandão optará por ficar na casa de amigos, no Lago Sul.