Jornal Correio Braziliense

Eleicoes2010

Toninho confiante para o segundo turno

Para comemorar e encerrar a campanha eleitoral, o candidato a governador Toninho do PSol e sua esposa, a candidata a deputada distrital Maninha (PSol), se reuniram na noite de sábado na Ceilândia Norte, na casa da eleitora Euzimar Soares.

Na garagem da casa e de frente a uma mesa compostas por bolos, iogurtes, achocolatados em caixinha, pães e refrigerantes, candidatos do PSol e cerca de 50 simpatizantes não demonstraram abatimento frente a recente aprovação da candidatura de Wesllian Roriz (PSC). Pelo contrário. Toninho e Maninha estavam radiantes com os resultados das pesquisas de intenção de votos divulgadas durante o sábado ; todas apontando o crescimento de Toninho.

Dentre as pesquisas, a realizada pelo Datafolha ; que sugeriu a maior porcentagem a favor do candidato do PSol (16%) ; foi repetidamente lembrada por ele durante o encontro. Considerando a margem de erro de 2%, Toninho afirmou que a intenção de "18%" era uma prova de que estava a um passo do segundo turno. "Estamos realmente confiantes. A tática do candidato Agnelo foi um tiro pela culatra. Ganhamos força com os ataques dele e também com a candidatura de Weslian. Tem muito rorizista que não concordou com essa humilhação que ela está sofrendo, imposta por Roriz. O povo cansou de ser tratado como gado da fazenda do Roriz. E também não quer virar gado do Agnelo (Queiroz) e do (Tadeu) Filipelli", disse Toninho. Ele também afirmou que a campanha não acabava ali. Ia para casa militar pelo twitter e pelo e-mail.

Pesquisas

As pesquisas divulgados na véspera das eleições divergiram quanto às intenções de votos para o Governo do Distrito Federal. De acordo com a Datafolha, 55% dos eleitores do DF querem eleger Agnelo governador, contra 25% que teriam preferência por Weslian Roriz. Toninho do PSol aparece com 16% das intenções de voto e Eduardo Brandão, com 3%.

De acordo com o Ibope, Agnelo Queiroz receberia 51% dos votos válidos. Weslian Roriz teria 32% da preferência, Toninho, 13% e Eduardo Brandão, 4%. Com a margem de erro a porcentagem de votos recebida pelo candidato petista varia de 49% a 53%. Dessa forma, o pleito não seria definido amanhã, já que, para ser eleito no primeiro turno, o candidato precisa de 50% dos votos, mais um.

O Instituto CB Data também divulgou a pesquisa e apontou Agnelo Queiroz na liderança, com 41% das intenções de votos. Testada pela primeira vez pelo instituto de pesquisas, Weslian Roriz (PSC) aparece com 30%, e o candidato Toninho do PSol, com 10%. Eduardo Brandão (PV) manteve 1% das intenções de voto. Rodrigo Dantas (PSTU) pontuou pela primeira vez e aparece com 1%. Ricardo Machado (PCO), Newton Lins (PSL) e Frank Svensson (PCB) não pontuaram.