Jornal Correio Braziliense

Eleicoes2010

Pesquisas de intenção de voto divergem sobre resultado da disputa ao GDF

Duas pesquisas de intenção de voto, divulgadas neste sábado (2/10), divergem sobre o resultado do primeiro turno para governador do Distrito Federal. Segundo a Datafolha, o candidato petista Agnelo Queiroz vence no primeiro turno. Já segundo o Ibope, a disputa não será decidida neste domingo (3/10) e deve ir para o segundo turno.

Em ambos os resultados, são considerados os votos válidos e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais o menos. De acordo com a Datafolha, 55% dos eleitores do DF querem eleger Agnelo governador, contra 25% que teriam preferência por Weslian Roriz. Toninho do PSol aparece com 16% das intenções de voto e Eduardo Brandão, com 3%.
De acordo com o Ibope, Agnelo Queiroz receberia 51% dos votos válidos. Weslian Roriz teria 32% da preferência, Toninho, 13% e Eduardo Brandão, 4%. Com a margem de erro a porcentagem de votos recebida pelo candidato petista varia de 49% a 53%. Dessa forma, o pleito não seria definido amanhã, já que, para ser eleito no primeiro turno, o candidato precisa de 50% dos votos, mais um.

O Instituto CB Data também divulgou a pesquisa e apontou Agnelo Queiroz na liderança, com 41% das intenções de votos. Testada pela primeira vez pelo instituto de pesquisas, Weslian Roriz (PSC) aparece com 30%, e o candidato Toninho do PSol, com 10%. Eduardo Brandão (PV) manteve 1% das intenções de voto. Rodrigo Dantas (PSTU) pontuou pela primeira vez e aparece com 1%. Ricardo Machado (PCO), Newton Lins (PSL) e Frank Svensson (PCB) não pontuaram.