Um grupo de estudantes universitárias estrangeiras vai acompanhar as eleições amanhã (3) em Salvador. Coordenadas por um professor americano da American University, de Washington, duas mestrandas da Turquia e uma doutoranda do Irã, estudantes de Ciência Política, vieram ao Brasil conhecer o processo eleitoral baseado no voto eletrônico.
De acordo com a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia, Elke Petersen, o pedido de acolhimento dos observadores internacionais foi feito pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski. As estudantes estão em visita à capital baiana por meio de acerto feito, no início de setembro, entre o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e o Conselho Internacional para Educação Eleitoral.
Em Salvador, as alunas terão a chance de ver, em cinco escolas que funcionarão como locais de votação, todos os procedimentos eleitorais, desde a instalação de uma urna eletrônica até a votação. ;Elas vão a campo e têm uma jornada extensa. Vão ver a impressão da zerésima de uma seção eleitoral, depois vão para outra seção ver a movimentação em locais distintos, socioeconomicamente falando;, disse Elke.
As estudantes estrangeiras também acompanharão a apuração e totalização dos votos, previsto para as 18h30, em um telão montado no edifício sede do TRE-BA. ;Ao final, elas vão assistir um pouco da Votação Paralela, das urnas que vão passar por auditoria.
Também vamos encaminhá-las a um colégio para acompanhar a transmissão remota de dados de vários locais de votação. Ao final voltam ao TRE-BA para ver o local onde os votos são computados;, afirmou a coordenadora à Agência Brasil.
Além dos estudantes do Oriente Médio, um grupo de observadores do Haiti também deveria acompanhar o processo eleitoral na Bahia. Porém, eles ainda não chegaram a Salvador nem entraram em contato com TRE. O grupo de haitianos faz parte da organização não governamental Rede Nacional de Observação do Haiti. Segundo Elke, após acompanhar as eleições, o grupo faria um relatório para uma comissão parlamentar no Haiti sobre as inovações do processo eleitoral e os avanços do Brasil em matéria eleitoral.
Ao todo, nove estudantes estrangeiros estão em visita ao Brasil por meio de contato feito pelo Conselho Internacional para Educação Eleitoral com a Justiça Eleitoral. Além dos estudantes que estão na Bahia, três estão em Minas Gerais e outros três no Rio Grande do Sul. Cerca de 150 autoridades governamentais e não governamentais, representando 36 países e várias organizações estrangeiras, estarão no Brasil como observadores internacionais.