Jornal Correio Braziliense

Eleicoes2010

Cristovam e Rollemberg mantêm liderança na disputa pelo Senado

Na terceira pesquisa realizada pelo Instituto CB Data, os dois nomes da coligação Novo Caminho seguem na frente. Pedetista aparece com 52% das intenções de voto e o candidato do PSB, 42%. Maria de Lourdes Abadia (PSDB) tem 26% e Alberto Fraga (DEM), 22%

Cristovam Buarque (PDT) e Rodrigo Rollemberg (PSB) lideram com folga a disputa pelas duas vagas ao Senado pelo Distrito Federal, segundo a terceira rodada de pesquisas realizada pelo Instituto CB Data. Os dois integram a coligação Um Novo Caminho, do concorrente ao Palácio do Buriti Agnelo Queiroz (PT). O levantamento, encomendado pelo Correio Braziliense, ouviu 1,1 mil eleitores em todo o DF, de 29 de setembro a 1; de outubro.

Na última pesquisa antes do pleito, Buarque, candidato à reeleição, aparece com 52% das intenções estimuladas de voto ; método em que uma lista com os nomes dos candidatos é apresentada ao eleitor. O pedetista tinha 49% na primeira pesquisa e, na segunda, obteve 50%. Não perdeu a liderança em momento algum. Rollemberg, em segundo lugar na preferência dos eleitores, começou com 31%, saltou para 36% e agora, com mais seis pontos percentuais, tem 42%.

Em terceiro lugar está Maria de Lourdes Abadia (PSDB), que também cresceu seis pontos, atingindo 26% ; mesmo índice registrado no primeiro levantamento, divulgado há exatos 30 dias. A quarta posição está com o candidato Alberto Fraga (DEM), que teve o maior salto nesta reta final de campanha: avançou oito pontos percentuais e chegou a 22% das intenções de voto. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Além dos quatro concorrentes mais bem colocados na disputa ao Senado, a pesquisa do Instituto CB Data aponta com 1% da preferência do eleitorado os candidatos do PSol, Chico Sant;Anna e Jorge Antunes, e do Partido Verde, Moacir Bueno e Cadu Valadares. Os concorrentes Gilson Dobbin (PCO), Milton Tadashi (PTN), Robson (PSTU), Rosana Chaib (PCB) e Gerônimo (PSL) foram lembrados por menos de 0,5% dos entrevistados e por isso aparecem na tabela com 0%.

Indecisos recuam
O avanço do quarteto que lidera a pesquisa veio da diminuição do número de indecisos e dos eleitores dispostos a votar em branco ou anular o voto ; cenário esperado na medida em que as eleições se aproximam. Na primeira consulta, 57% dos entrevistados não sabiam em quem votar. A poucos dias do pleito, o percentual caiu para 34%. O total de pessoas que pretende votar nulo recuou de 25% para 19%.

Para chegar a esses números, o Instituto CB Data formulou perguntas com respostas múltiplas, quando mais de uma opção é anotada durante a entrevista. Assim, a soma dos percentuais de todos os candidatos chega a 200%, uma vez que cada eleitor apontou dois nomes entre a lista apresentada. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 33638/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 33433/2010.

Considerados somente os votos válidos, Cristovam aparece com 35%, seguido do companheiro de chapa Rollemberg, que alcançou 29%. Abadia, com 17%, e Fraga, com 15%, estariam tecnicamente empatados, levando em conta a margem de erro da pesquisa. Os dois concorrem pela coligação Esperança Renovada, cujo nome ao GDF é Weslian Roriz (PSC), mulher do ex-governador Joaquim Roriz, do mesmo partido.

Corrida presidencial

A preferência do eleitorado brasiliense em relação aos prescindenciáveis está embaralhada, de acordo com a pesquisa do Instituto CB Data. Na intenção estimulada de voto ; quando se apresenta ao entrevistado uma lista com os concorrentes ao cargo ;, Dilma Rousseff (PT) tem 33%, Marina Silva (PV) vem em seguida com 29% e José Serra (PSDB), em terceiro lugar, aparece com 24%. O candidato do PSol, Plínio de Arruda Sampaio, conquistou 2%.

Levando em conta a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, há uma situação de empate técnico entre Dilma e Marina e entre a candidata do PV e José Serra. Indecisos e votos em branco somam 7%. Os que pretendem anular voto alcançam 4%. Os concorrentes Ivan Ribeiro(PCB), Eymael (PSDC) e Rui Costa Pimenta (PCO) receberam menos de 0,5% das intenções de voto e por isso aparecem na tabela com 0%.

Ao excluir os indecisos e os votos brancos e nulos, o levantamento do CB Data também aponta um cenário de empate técnico: Dilma Rousseff tem 37%, Marina Silva fica em segundo com 33% e José Serra, em terceiro, 27%. Plínio, do PSol, mantém os 2%. Em um eventual segundo turno entre a candidata petista e o tucano, novo empate. Dilma teria uma leve vantagem, com 42%, contra 41% de Serra. Indecisos, votos brancos e nulos somariam 17%.