A numeração das zonas e das seções eleitorais de cerca de 350 mil pessoas do Distrito Federal mudou. Mas antes que os brasilienses fiquem aflitos sobre possíveis alterações nos locais de votação, o Tribunal Regional Eleitora alerta: todos vão votar no mesmo endereço das eleições passadas. As atualizações atingem cidadãos de 12 regiões do Distrito Federal. Moradores de Ceilândia, da Granja do Torto, dos lagos Sul e Norte, do PAD-DF, do Recanto das Emas, de Samambaia, de São Sebastião, de Sobradinho, de Taguatinga, de Vicente Pires e do Varjão estão entre os inscritos nas seções e nas zonas que sofreram alteração de numeração. A mudança só vale para os que tiraram o título antes de 2007.
O remanejamento foi feito para diminuir a demanda de alguns locais de votação. Para isso, quatro novas zonas eleitorais foram criadas. Uma resolução do TRE determina que cada zona atenda, no máximo, 70 mil eleitores. Como algumas delas recebiam um volume bem maior de pessoas, o Tribunal precisou fazer essa mudança com a redistribuição de eleitores e ampliação da quantidade de locais com urnas eletrônicas.
Nada de confusão
O assessor de Planejamento do TRE-DF, Marcello Soutto Mayor, garante que não vai haver confusão, já que os locais de votação são os mesmos. ;O mais importante é isso, o local de votação permanece o mesmo. A maioria das pessoas sabe onde votou nas eleições passadas;, explica Marcello. ;É essencial também que todos guardem os novos números com o título para não haver dúvidas posteriormente;, acrescenta. O TRE afirma que não é necessário tirar um novo título de eleitor com a numeração atualizada da zona e da seção, já que a apresentação desse documento não é mais obrigatória na hora de votar. Basta levar uma identificação oficial com foto.
No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há um link onde o eleitor pode checar o local de votação, mesmo que não tenha em mãos o número do título, nem saiba o número da zona e da seção. No endereço www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/consultaTitulo.htm, é possível checar o local onde se deve votar digitando apenas o nome completo, a data de nascimento e o nome da mãe.
Lista completa com as alterações
O Correio publica hoje a lista com todas as zonas e seções eleitorais do Distrito Federal, já contendo as novas numerações estabelecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Se você mora em uma das 12 regiões afetadas pela mudança, confira abaixo os números antigos e os novos das zonas e das seções eleitorais.