Jornal Correio Braziliense

Eleicoes2010

Toninho faz caminhada e deposita confiança no 2º turno

Após uma manhã dedicada ao último debate televisivo entre os candidatos ao Palácio do Buriti, Toninho do PSol saiu da discussão direto para uma caminhada pelo Plano Piloto. Durante pouco mais de duas horas, ele foi seguido por militantes do Setor de Rádio e TV Sul até a Rodoviária do Plano Piloto, passando pelo Setor Comercial Sul. No caminho, o concorrente cumprimentou militantes, enquanto relembrava as principais propostas de governo.

Diferentemente do corpo a corpo realizado durante toda a campanha, dessa vez a caminhada contou com uma participação maior de militantes do PSol, além de apelo público mais efetivo. Com um alto falante, apoiadores do candidato se revezavam para proclamar palavras de ordem e pedir votos. Também fizeram referências contrárias à candidatura do petista Agnelo Queiroz. ;Com os debates televisivos, o apoio à nossa candidatura cresceu muito. Sentimos o clima nas ruas e ele é muito bom. Estamos confiantes;, considerou Toninho. Toninho não teve a companhia da mulher, a candidata a deputada distrital Maninha (PSol), como de costume.

Um dos focos da caminhada foi convencer o público sobre a benfeitorias que podem ser ocasionadas por um possível segundo turno nas eleições. ;Nós precisamos disso e acho que estamos perto dessa realidade. A receptividade está me deixando feliz, a população tem que estar ciente da existência dessa possibilidade para as eleições;, disse Toninho.

Voto consciente
Próximo à plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, o representante do PSol participou de um movimento de estudantes do Centro de Ensino Médio 1, do Gama. Os alunos realizaram campanha para explicar à população a importância do voto consciente. ;Boa parte desses adolescentes são eleitores, daí essa preocupação. Eles estão cientes de que as consequências da atitude de votar podem durar até mesmo mais de 4 anos;, explicou o professor Heitor Pereira, responsável pelo projeto.

Sem intervalo para o almoço, durante a tarde o candidato encontrou trabalhadores do ramo de gastronomia no DF em um restaurante no Setor de Clubes Sul. Muitos pediram melhorias para o setor. ;Sempre tive essa postura, de conversar diretamente com alguns grupos. Acho essa proximidade positiva. Aqui, encontro moradores de várias cidades do DF e isso é importante porque eles podem espalhar as minhas ideias e propostas para todos os lugares;, considerou o candidato.

Durante a noite, Toninho acompanhou a agenda de Maninha. Ele visitou uma faculdade no Gama e de lá seguiu para campanha de rua no Recanto das Emas. ;O eleitorado do DF está muito amadurecido. Temos hoje um eleitor consciente;, concluiu o candidato.