Jornal Correio Braziliense

Eleicoes2010

Esquema de segurança para as eleições no Rio terá mais de 26 mil policiais

Rio de Janeiro - A Polícia Militar vai colocar nas ruas de todas as cidades fluminenses, no próximo domingo (3/9), um efetivo de 26.598 homens para garantir a segurança dos eleitores. Os policiais terão como apoio 2.309 viaturas operacionais e motos na operação especial, que começa no sábado e vai até o fim da apuração.

A Polícia Militar informou, por meio de nota, que o esquema de policiamento também vai atuar na escolta das urnas, no patrulhamento dos locais de votação e no auxílio à Justiça Eleitoral no combate aos crimes eleitorais.

Na cidade do Rio de Janeiro, a operação contará com 12.530 policiais militares e na Baixada Fluminense serão 3.896 PMs. No interior do estado, o efetivo terá 10.172 homens. O Grupamento Aéreo Marítimo (GAM) dará apoio com dois helicópteros, o Batalhão de Choque terá quatro equipes de reserva e o Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope) manterá uma equipe de prontidão.

Todos os locais de votação serão patrulhados bem como os terminais rodoviários e marítimos, as estações de metrô e de trem, além da Avenida Brasil, as linhas Amarela e Vermelha. Pontos turísticos, a orla marítima e os complexos penitenciários também receberão atenção especial.

A Polícia Civil vai estar com todo o efetivo de prontidão, inclusive os delegados titulares. Em nota divulgada hoje, o órgão informou que não haverá centrais de flagrante das 8h às 18h do próximo domingo.