Jornal Correio Braziliense

Eleicoes2010

Newton Lins declara publicamente abandono da candidatura ao GDF

O candidato ao governo do Distrito Federal pelo Partido Social Liberal (PSL), Newton Lins declarou publicamente nesta quinta-feira (30/9) a desistência da candidatura a três dias das eleições. Newton que aparecia nos programas eleitorais com os dizeres "Quero mudar e chega de vermelho e de azul" apoiará Agnelo Queiroz (PT).

Newton protocolou às 16h55 de hoje, o pedido de renúncia do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF). A documentação será homologada pelo juiz José Carlos Souza e Ávila. Com isso, os votos da população ao nanico serão anulados.

[SAIBAMAIS]O anúncio de renúncia foi feito por volta das 15h30, no Hotel Lakeside. Ele disse que abriu mão de um projeto pessoal, por um projeto maior em prol da capital federal.

A entrada de Weslian Roriz (PSC) na disputa na última sexta-feira foi o fator determinante para que ele tomasse a decisão. "A gota d;agua no cenário político foi a substituição de Joaquim Roriz, pela esposa Weslian", disse ele.

Urnas
A foto de Newton sairá nas urnas no domingo (3/10). Com relação a isso, ele disse que é uma questão matemática. "Os votos concedidos ao PSL vão reduzir a quantidade de votos válidos apurados. Isso potencializará o somatório na contagem de Agnelo", disse ele.

Todas as críticas do nanico ao ;grupo azul e vermelho; em seu programa eleitoral, segundo ele eram de propósito e não existe constrangimento. "Quando sentamos para negociar o apoio a Agnelo, entendemos que tinhamos mais ideias em comum do que divergentes", explicou Newton.

Para Newton, o dinheiro gasto na candidatura não foi em vão. Segundo ele, serviu para o amadurecimento político pessoal.

Agnelo agradeceu o apoio do partido que, para ele, é um gesto de grandeza. O petista afirma que esta nova coligação vai fortalecer a campanha dele para ganhar em primeiro turno e ajudará a aumentar a bancada de deputados aliados.

Segundo turno
O candidato do PT ao GDF disse ainda que caso tenha segundo turno, as alianças partidárias serão grandiosas. "Nossa junção com os partidos nanicos é um gesto interessane e corajoso, mas a disputa tem que ser agora", enfatizou ele.

Newton mobiliza a partir de hoje (30/9) o grupo do PSL para fazer campanha a favor de Agnelo. Além disso, ele vai para as ruas fazer corpo a corpo com o petista.