Jornal Correio Braziliense

Eleicoes2010

Candidatos ao GDF têm dois debates para convencer os indecisos

Os últimos dias da corrida ao Palácio do Buriti prometem ser intensos

Faltam apenas cinco dias para as eleições e o cenário político se renovou para o eleitorado brasiliense. A troca de última hora da candidatura do PSC ao Governo do Distrito Federal, de Joaquim para Weslian Roriz, tem provocado uma reorganização de forças e pode mexer com a cabeça da população. Para tentar desfazer qualquer confusão e conquistar votos de última hora, os candidatos precisam aproveitar os poucos recursos que restam. São apenas dois programas políticos eleitorais, na quarta-feira, dois debates televisivos e três dias para a realização de comícios e reuniões políticas.

O tempo é curto para colocar em prática estratégias muito rebuscadas. Segundo o assessor de imprensa de Weslian Roriz (PSC), Paulo Fona, a candidata manterá na agenda o corpo a corpo e as visitas às cidades a fim de se apresentar ao eleitor como sucessora do marido. Entretanto, ela só poderá seguir essa rotina até esta quinta-feira.

A ex-primeira-dama entrou na disputa na última sexta-feira, um dia após os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) realizarem o julgamento (1) do recurso de Joaquim Roriz e não conseguirem resolver o impasse sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa ou a liberação da candidatura. Com o relógio como inimigo, a solução encontrada pela chapa Esperança Renovada foi apostar no nome com o maior vínculo possível à imagem do ex-governador.

O cronograma da Justiça Eleitoral estipula 30 de setembro como prazo final para a maioria das atividades de campanha, como debates, reuniões públicas, comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa (veja arte abaixo). Os adversários de Weslian estão em situação mais confortável, uma vez que figuram oficialmente na disputa desde 6 de julho, mas prometem não vacilar nos últimos instantes.

Rodoviária

Agnelo Queiroz, o representante petista na corrida ao GDF, tem aproveitado a estratégia de maratonista de colocar mais gás na reta final. No último sábado, por exemplo, percorreu cinco cidades e pulou de carreata em carreata por 10 horas seguidas. Para os próximos dias, a ordem é de ;mobilização total;. A coordenação da coligação Um Novo Caminho tenta organizar um último evento com a presença da presidenciável Dilma Rousseff (PT). Na quinta-feira, haverá um grande comício de encerramento na Rodoviária do Plano Piloto.

Os debates televisivos são a grande aposta da maioria dos concorrentes, entretanto, a coordenação da Esperança Renovada ainda não sabe se Weslian participará dos dois programas restantes ; hoje à noite, na Rede Globo, e na quinta-feira, às 11h30, no SBT. ;Vamos decidir nesta terça-feira;, disse Fona. Agnelo deverá ficar mais recluso somente nos dias dos debates para se preparar e aparecer mais descansado na telinha.

1 - Impasse
Na madrugada da última quinta-feira, após 14 horas, o julgamento no Supremo terminou empatado em cinco a cinco. Outra discussão foi iniciada a fim de se encontrar uma forma de desempatar a questão. Metade dos ministros propôs a proclamação da constitucionalidade da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em manter a impugnação de Roriz, enquanto os outros cinco não aceitaram essa sugestão. Com novo empate, o STF adiou para amanhã uma nova discussão.