Em entrevista coletiva na tarde desta quinta (23), a direção do PSol anunciou a retirada da candidatura de Luiz Carlos Lucas ao Senado pelo Rio Grande do Sul e o apoio ao petista Paulo Paim, que disputa a reeleição.
Num encontro na noite de quarta-feira, um grupo de militantes do PSol decidiu retirar a candidatura de Lucas e apoiar "um candidato que representa as lutas do PSOL, como a Previdência." Mas não foi unânime. Cerca de 25 pessoas protestaram contra a decisão e afirmaram que não vão fazer campanha para o petista.
O candidato ao governo do Estado pelo PSol, Pedro Ruas, afirmou que o apoio a Paim "não elimina as divergências profundas com o PT", mas que o compromisso com a classe trabalhadora falou mais alto frente à possibilidade da eleição de dois candidatos "de direita" ao Senado pelo Estado. Ruas lembrou que o primeiro voto do partido continua sendo da outra candidata do PSOL, Berna Menezes.
A dispensa da candidatura deve ser formalizada ainda nesta quinta-feira. Luiz Carlos Lucas disse que fez "o que politicamente tinha que ser feito".
Paulo Paim afirmou estar surpreso pelo "gesto de ternura" e agradeceu o reconhecimento ao seu trabalho como senador.