Jornal Correio Braziliense

Eleicoes2010

Pesquisa mostra Agnelo com 44%, enquanto Roriz ficou com 31% das intenções

O candidato Agnelo Queiroz (PT) continua na liderança das intenções de voto ao Governo do Distrito Federal, segundo a pesquisa divulgada pela Data Folha nesta sexta-feira (17). O petista aparece com 44% das intenções de voto, enquanto o adversário Joaquim Roriz (PSC) ficou com 31%, perdendo dois pontos desde o último levantamento feito nos dias 8 e 9 de setembro.

Considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, o petista tem de 41 a 47 pontos, porcentagem que ainda não lhe daria a vitória no primeiro turno.

Toninho do PSol recebeu 3% das intenções. O candidato do PV, Eduardo Brandão, aparece com 1%, enquanto Ricardo Machado (PCO) e Rodrigo Dantas (PSTU), não atingiram nem 1%. Newton Lins (PSL) e Frank (PCB) não foram citados. Brancos e nulos somam 5% e os indecisos chegam a 15%.

Além de Joaquim Roriz continuar caindo nas pesquisas de intenção de voto, ele ainda é o candidato mais rejeitado pelos eleitores do DF. Cerca de 42% dos entrevistados disseram não votar nele. O nome de Agnelo aparece com 20% de rejeição. Toninho PSol tem 11% dos eleitores que não daram seu voto para ele.

2; turno

Considerando um possível segundo turno e uma disputa entre Agnelo e Roriz, o petista ganharia com 53% contra 36% de Roriz.

Na pesquisa espontânea - quando os nomes dos candidatos não são apresentados - a diferença entre Agnelo e Roriz cai para 10 pontos percentuais. O petista recebe 36% das intenções de votos, enquanto Roriz aparece com 26%. Toninho do PSol e Ediardo Brandão atingiram 1%, cada. Eleitores que não sabiam em quem votar somam 31%. Brancos e nulos representam 4% dos entrevistados.

O Data Folha ouviu 849 eleitores do DF entre os dias 13 e 15 de setembro.