Jornal Correio Braziliense

Eleicoes2010

Marina diz que militante do PV envolvido em quebra de sigilo será expulso

Brasília - A candidata à Presidência da República pelo Partido Verde, Marina Silva, comentou nesta sexta-feira (3/9) a acusação de envolvimento de um militante do partido no escândalo de vazamento de dados fiscais sigilosos da filha de José Serra. Segundo Marina, o partido está apurando o caso e deverá expulsar o militante, caso fique comprovada a participação na falsificação de uma procuração de Verônica Serra, para que os dados pudessem ser retirados da Receita Federal.

;Nós lamentamos que um militante do PV esteja envolvido neste episódio. O partido está buscando todas as informações e, caso seja comprovado o envolvimento dele, ele será expulso;, afirmou Marina.

O acusado é Ademir Estevam Cabral, apontado por Antônio Carlos Atella Ferreira como a pessoa que teria entregado a procuração e solicitado o serviço de retirada dos dados de Verônica Serra da agência da Receita Federal em Mauá (na Grande São Paulo). Atella é contador e foi identificado como a pessoa que apresentou a procuração falsa para ter acesso às informações fiscais da filha do candidato do PSDB.

Em entrevistas recentes à imprensa, ele disse não saber que a assinatura de Verônica e o reconhecimento de firma do cartório na procuração eram falsos. O contador apontou ainda Cabral como um espécie de office boy, que teria repassado a procuração a ele e contratado o serviço. Cabral, segundo Marina, é filiado ao Partido Verde desde 2007.

A candidata aproveitou a oportunidade, em uma sabatina com alunos de 14 a 17 anos de uma grande rede de escolas particulares, para dizer que espera que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, dê explicações sobre a crise institucional pela qual a Receita Federal vem passando.

;Isso (a quebra de sigilos) não pode ser corriqueiro. Mais de 140 pessoas tiveram os sigilos violados e isso não pode ser normal. Os funcionários da Receita Federal têm carreira de Estado justamente para evitar esse tipo de descontrole;, finalizou a candidata.