Nas eleições desse ano, 233 internos do sistema socioeducativo do Distrito Federal terão o direito de votar pela primeira vez. Os jovens com idades entre 16 e 18 anos estão aptos a participar do pleito. A iniciativa de emitir os títulos de eleitor partiu da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
No Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje), 135 jovens devem ir às urnas. Já no Centro de Internação de Adolescentes de Planaltina (Ciap), serão 63 internos. No Centro de Internação de Adolescentes Granja das Oliveiras (Ciago), 38 jovens deverão votar.
De acordo com a Sejus, apenas os jovens que querem votar e concordaram em tirar o título de eleitor vão participar das eleições deste ano. Para escolherem seus candidatos, os internos acompanham as propagandas eleitorais por meio de rádio e TV.
No dia das eleições o TRE vai instalar uma urna eletrônica em cada centro socioeducativo. Os adolescentes poderão votar nos candidatos à Presidência da República, governador do Distrito Federal, senadores, deputados federais e distritais. De acordo com a Sejus, os próprios educadores e orientadores trabalharão no processo eleitoral.