A qualidade da educação pública é assunto que sempre rende muito debate, assim como inúmeras propostas durante uma campanha eleitoral. No Distrito Federal não é diferente. Escolas depredadas, falta de professores e de estímulo para os alunos, violência nas salas de aula e pouca verba para investimentos são algumas das reclamações recorrentes de pais e alunos. Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio de 2009, divulgados em julho deste ano, refletiram a defasagem do ensino oferecido pelo GDF. O levantamento do governo federal apontou diversas instituições públicas de ensino entre as últimas colocadas do ranking local e nacional. Para tentar amenizar e reverter essa situação, os candidatos ao Palácio do Buriti prometem utilizar os recursos disponíveis para realizar uma revolução na educação do Distrito Federal, que conta atualmente com 620 escolas.
Em discurso casado com a presidenciável Dilma Rousseff (PT), o candidato petista ao Governo do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, pretende implantar escolas técnicas nas cidades com mais de 50 mil habitantes. ;Queremos promover uma grande união pela educação no DF, que envolva toda a sociedade, saindo da creche, passando pelo ensino infantil, integral, técnico e uma universidade distrital;, afirmou em encontro com professores e representantes do segmento estudantil no último dia 21. ;Temos um projeto de valorização dos professores. Mas ,para isso, temos que investir também na questão física das escolas, em estrutura e em recursos humanos;, defendeu.
Principal adversário do petista, o ex-governador Joaquim Roriz (PSC) prevê a melhoria dos salários dos profissionais da educação, assim como programas de capacitação para os professores. ;Sem incentivo, eles perdem a dedicação. Professores e médicos não podem ganhar o mesmo salário de um motorista do Senado;, discursou em uma sabatina na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Distrito Federal, na última terça-feira. Segundo Roriz, o valor repassado atualmente pelo Fundo Constitucional para a área está ultrapassado. ;A população duplicou daquela época até hoje. Brasília recolhe para o governo federal R$ 50 bilhões. Mas só recebe em contrapartida R$ 7 bilhões. Temos que rever isso;, sugere. Ele ainda pretende ampliar a escola de tempo integral e aparelhar as unidades de ensino com auditórios e laboratórios.
Reforma urgente
Para Toninho do PSol, a área da educação será valorizada com a ampliação das horas em que os alunos permanecem nas escolas. Para isso, ele ainda defende a construção de mais instituições e uma reforma ;urgente; nas já existentes. A maioria dos postulantes também aposta na valorização do professor. Eduardo Brandão, candidato pelo PV, é um dos que incluiu a questão na proposta de governo. Além disso, ele pensa em ampliar o sistema de creches públicas. ;Vamos identificar as pessoas que cuidam de crianças hoje de forma autônoma. Vamos remunerar, treinar e dar material pedagógico para quem já trabalha nessa área. O Estado tem de estar junto neste desenvolvimento;, explica. Brandão ainda pretende utilizar os espaços culturais abandonados para desenvolver as atividades no contraturno das aulas.
O candidato a governador pelo PCB, Frank Svensson, prevê a retomada dos serviços públicos de qualidade. Newton Lins (PSL) pretende descentralizar e redistribuir os recursos financeiros às unidades de ensino e estabelecer parcerias público-privadas para que os alunos da rede pública de ensino possam utilizar as estruturas das escolas particulares. Assim, segundo ele, todos terão as mesmas condições de aprendizado. Ricardo Machado (PCO) propõe melhorias voltadas à população negra. Ele prevê a implantação no sistema de cotas e o fim do vestibular. O candidato pelo PSTU, Rodrigo Dantas, garante aumento salarial para os professores, educação em tempo integral e eleições diretas para a escolha dos diretores das escolas e das regionais de ensino.
Desempenho
O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes brasileiros. Podem participar da prova alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni)
Propostas
Agnelo Queiroz (PT)
; Ampliação da rede de creches públicas;
; Multiplicação de oportunidades de educação profissional, no ensino médio regular, nos cursos do ensino de jovens e adultos e no ensino tecnológico;
; Implantação da Universidade Distrital;
; Implantação de escolas com jornada integral;
; Reestruturação física das escolas públicas;
; Informatização e qualificação dos equipamentos; e
; Valorização dos professores e funcionários.
Joaquim Roriz (PSC)
; Ampliação do projeto da escola em tempo integral para o ensino fundamental;
; Aumento da oferta de bolsas universitárias e participação dos estudantes beneficiados em programas sociais;
; Instalação de auditórios, laboratórios de ciências e de informática com acesso à internet e de salas com recursos audiovisuais;
; Disseminação da tecnologia da informação na educação, com destaque para a metodologia da educação a distância;
; Implantação de escolas na área rural, com ampliação das já existentes e oferta de infraestrutura adequada; e
; revisão dos instrumentos de valorização e de qualificação do profissional de educação.
Toninho do PSol
; Garantia de pelo menos cinco horas diárias de atividades escolares às mais de 4 milhões de pessoas entre 4 e 17 anos que estão fora do sistema de ensino;
; Implantação de escolas de atendimento integral;
; Valorização dos profissionais da educação;
; Eliminação do analfabetismo no Distrito Federal;
; Construção de mais escolas para atender à demanda de matrículas; e
; Reformas urgentes na maioria das escolas públicas.
Eduardo Brandão (PV)
; Identificação de profissionais autônomos que desenvolvem trabalhos em creches;
; Desenvolvimento de escolas técnicas;
; Implantação do projeto de escola integral para alunos do ensino médio;
; Revitalização dos espaços culturais abandonados para o desenvolvimento de atividades de contraturno enquanto a rede pública de ensino não é reformada; e
; Valorização do profissional de educação.
Frank Svensson (PCB)
; Retomada dos serviços públicos de qualidade; e
; Acesso a todos os serviços sociais por parte da população.
Newton Lins (PSL)
; Descentralização e redistribuição dos recursos financeiros às unidades de ensino;
; Parcerias público-privadas com as escolas particulares para que os alunos do ensino público tenham acesso a um bom ensino;
; Ensino religioso como matéria optativa;
; Erradicação do analfabetismo;
; Oferta de bolsas de estudo para alunos do ensino médio; e
; Reurbanização das áreas próximas às escolas.
Rodrigo Dantas (PSTU)
; Mais verba para a educação pública;
; Aumento salarial, plano de carreira que garanta a isonomia entre os professores, diminuição da jornada de trabalho, redução do número de estudantes por sala de aula e contratação imediata de mais profissionais;
; Valorização, formação e capacitação dos professores;
; Educação de qualidade em tempo integral e incentivo ao ensino profissionalizante;
; Reforma e ampliação das escolas, com construção de quadras esportivas cobertas, laboratórios, bibliotecas, videotecas, laboratórios de informática com acesso à internet e parques esportivos; e
; Eleições diretas para diretor de escolas e das regionais de ensino.
Ricardo Machado (PCO)
; Garantia do direito à educação para a população negra;
; Implantação do sistema de cotas;
; Fim do vestibular;
; Estatização do ensino privado;
; Construção de mais escolas e vagas para que todos estudem;
; Bolsa-auxílio para os estudantes negros desde o ensino elementar.