Jornal Correio Braziliense

Eleicoes2010

Marina Silva defende autonomia dos movimentos sociais

A candidata à Presidência da República pelo PV, Marina Silva, defendeu nesta terça-feira (24) a autonomia dos movimentos sociais. ;Os movimentos sociais não podem estar atrelados ao Estado, mas eles têm que se relacionar;, declarou.

A candidata concedeu entrevista após o lançamento do Manifesto de Apoio de Lideranças Sindicais à sua candidatura, na capital paulista. Marina salientou que é necessário ter uma separação clara entre a autonomia dos movimentos sociais e o poder público.

Quando perguntada sobre seus compromissos com os trabalhadores, a candidata afirmou que se eleita, vetará o fator previdenciário, mas defende a redução da jornada de trabalho. Marina disse que a sua preocupação é que isso não se transforme em um processo de preenchimento das vagas com horas extras. ;Corre esse risco. Nós pensamos a redução da jornada de trabalho como forma de melhorar a vida do trabalhador, para que ele possa ficar com a família, estudar e abrir novos postos de emprego;.

Marina ressaltou que a educação de qualidade é prioridade e que faz parte de um compromisso com os trabalhadores. ;Cada trabalhador quer um dia melhor para o seu filho, seu neto e isso pretendemos com a educação. Nosso compromisso sempre esteve colocado e é bom que todos os candidatos se comprometam;.

A candidata comentou o resultado de pesquisa eleitoral da CNT/Sensus, divulgada hoje, que aponta que ela tem 8% das intenções de voto. ;É o eleitor multiplicador e portanto isso já representa em torno de 13 ou 14 milhões de votos, ou seja, 13 ou 14 milhões de pessoas com essa força, com esse compromisso, com essa consciência. Não tenho dúvida de que há um potencial grande para que nosso projeto possa crescer;.

Marina disse também que o recolhimento de impostos como é feito no país gera desigualdade social. ;Temos o desafio das grandes reformas que ajudarão a suprir essa lacuna. Temos no Brasil a situação em que as pessoas que ganham até dois salários mínimos pagam cerca de 46% do salário em impostos. Enquanto quem ganha até 30 (salários) compromete apenas 28%;.

A candidata permanece em São Paulo durante todo o dia e à noite participa de palestra na Casa do Saber, no Shopping Cidade Jardim.