Os candidatos ao Governo do Distrito Federal participarão, às 18h desta terça-feira (24/8), de um debate promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de Brasília. Dos oito aspirantes a governador, apenas Joaquim Roriz (PSC), Frank Svenson (PCB) e Newton Lins (PSL) não confirmaram presença.
Diferente dos debates televisivos ocorridos até agora, o da UnB terá suas próprias regras, como a extinção da rodada de perguntas entre os candidatos. Eles responderão a perguntas sobre três temas de interesse público, sorteados entre sete. São eles: educação, saúde, trabalho, transporte, cultura, segurança e assistência social.
Segundo o coordenador de integração estudantil do DCE-UnB, Raul Cardoso, a abolição da rodada de perguntas diretas servirá para evitar discussões entre os candidatos. "Conversando com os membros do DCE, nós chegamos a um consenso de que os debates feitos com perguntas diretas entre os candidatos não favoreciam o aprofundamento das propostas. A nossa proposta é ir na contramão disso, fazendo um debate entre os candidatos e quem está assistindo, justamente para evitar ;picuinhas;", esclarece Cardoso.
Na abertura, cada participante terá três minutos para apresentar seu plano de governo. Depois de definidos os temas, o tempo também é de três minutos para cada resposta. O DCE informou que a resposta da participação de Roriz virá até a hora do almoço desta segunda-feira (23/8).
O debate será transmitido ao vivo pela UnBTV e pelo do DCE.