Jornal Correio Braziliense

Eleições Presidenciais EUA

Republicano Mitt Romney admite derrota para o democrata Barack Obama

Boston - O candidato republicano Mitt Romney admitiu a derrota na eleição presidencial dos Estados Unidos, em um discurso para seus partidários em Boston no qual afirmou que ligou para o presidente Barack Obama para cumprimentá-lo pela vitória.

"Os eleitores dele e sua campanha também merecem felicitações", disse em um curto discurso em Boston. "Eu desejo bem a todos eles, mas especialmente ao presidente, à primeira-dama e a suas filhas". "Acabo de ligar para o presidente Obama para felicitá-lo por sua vitória. Este é um momento de grandes desafios para a América e rezo para que o presidente tenha êxito guiando a nossa nação", completou. Romney recebeu o apoio da família ao fim do discurso. O candidato republicano foi derrotado nos estados chave, como Ohio, Iowa, Virginia ou New Hampshire, e não conseguiu superar Obama no colégio eleitoral.

Com a derrota na eleição presidencial, Romney encerra uma carreira repleta de êxitos professionais e de fracassos políticos. Romney, mórmon, milionário de 65 anos, pai de cinco filhos e com 18 netos, perdeu em 1994 as eleições para senador e em 2008 abandonou a disputa pela Casa Branca nas primárias republicanas, vencidas por John McCain.