Chigago - Barack Obama disse estar convencido de que passará uma boa noite nesta terça-feira (6/11), o dia da eleição presidencial americana, e elogiou o seu adversário republicano Mitt Romney por sua campanha dinâmica.
Obama, que passou o dia em seu reduto de Chicago, antes de participar da noite eleitoral democrata no Palácio de Congressos da cidade de Illinois (norte), esteve no início desta manhã em um escritório de sua campanha para agradecer aos voluntários.
"Quero enviar os meus parabéns ao governador Romney por sua campanha dinâmica. Eu sei que seus partidários estão comprometidos, entusiasmados e trabalhando duro hoje, tanto quanto os democratas", declarou Obama à imprensa.
"Estamos confiantes de que temos os votos necessários para vencer", acrescentou o presidente democrata, ressaltando, contudo, que isso depende, "no fim das contas, da participação".
"Então, eu quero encorajar a todos, de ambos os lados, para desfrutar deste direito (de votar) precioso, pelo qual tantos lutaram para que pudéssemos desfrutar", declarou Obama.
"Estou animado para ver os resultados. E espero que nós passemos uma boa noite. Mas aconteça o que acontecer, quero expressar a minha gratidão a todos aqueles que me apoiaram, a todos aqueles que trabalharam tão duro por mim", afirmou.
O presidente fez seu último discurso de campanha na segunda-feira à noite em Iowa (centro) e não programou nada fora de Chicago nesta terça-feira. Ele já havia votado no final de outubro, aproveitando da votação antecipada.
Seu adversário, por sua vez, votou cedo nesta manhã em Belmont, Massachusetts, e previu viajar para Ohio (norte) e Pennsilvânia (leste) para tentar convencer os eleitores desses estados potencialmente decisivos.