Jornal Correio Braziliense

Eleições Presidenciais EUA

Números apontam que 93% dos brasileiros votariam no presidente democrata

Como em vários países, a preferência pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é alta entre a população brasileira. Os números da Ibope Inteligência/Worldwide Independent Network of Market Research (Win) sugerem que, se pudessem votar, 93% dos brasileiros optariam pela reeleição do democrata e apenas 7% endossariam o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney. Acompanhado da família, Obama esteve no Brasil em março de 2011 para uma visita oficial.

A sondagem do centro independente Pew Research Center também mostrou que o democrata é o favorito no Brasil, onde 72% dos entrevistados manifestaram predileção por ele. A preferência é muito maior, por exemplo, do que no México, onde 43% dos entrevistados opinaram que Obama não merece seguir outros quatro anos na Casa Branca. A mesma pesquisa mostrou que 68% dos brasileiros disseram confiar no presidente norte-americano e acreditar que sua presidência favoreceu o país em linhas gerais.

Na avaliação do sociólogo e analista internacional Demétrio Magnoli, há duas principais razões que explicam o preferência dos brasileiros por Obama. A primeira está na projeção, feita sobre o democrata no país, de alguém ;mais disposto a conversar com outras nações;, sem se valer de uma visão imperial. ;Em segundo lugar, acho que os brasileiros veem o presidente como alguém mais pronto para diminuir as desigualdades sociais nos EUA. Como no Brasil essa também é uma questão importante, isso influencia como avaliamos esse governo americano;, opinou.