Jornal Correio Braziliense

Eleições Presidenciais EUA

Em 6 de novembro os EUA elegerão presidente, Congresso e governadores

Washington - No dia 6 de novembro são realizadas simultaneamente as eleições presidenciais, a renovação parcial do Congresso, dos governos estaduais, das assembleias legislativas estaduais e municipais, assim como referendos para diversos temas que são organizados em alguns estados.

Tradicionalmente, as eleições são realizadas na primeira terça-feira de novembro. Os eleitores recebem longas cédulas de votação - às vezes com várias páginas - que incluem os candidatos presidenciais, da Câmara de Representantes e do Senado nos estados que devem renovar seus representantes, das assembleias legislativas estaduais, de condados e municipais.

Estas cédulas são concebidas e impressas pelos condados e estados, sem intervenção do estado federal, que não organiza as eleições.

As eleições para o Congresso utilizam o modo de voto uninominal majoritário em apenas um turno. O presidente é eleito de forma indireta por um colégio de grandes eleitores designados por maioria em casa estado: o candidato que leva mais votos ganha o total dos grandes eleitores deste estado.

- Câmara de Representantes: todas as 435 cadeiras da Câmara, atualmente de maioria republicana, são renovadas a cada dois anos. A votação é realizada mediante circunscrição eleitoral; cada uma representa cerca de 700.000 habitantes. O número de cadeiras não muda desde 1913.

- Senado: são renovados 33 cadeiras das 100 da Câmara. Deste número, 21 são democratas, dois são independentes, mas votam com os democratas, e 10 são republicanos. Estes 33 assentos são renovados a cada seis anos.

Os democratas contam atualmente com 53 assentos, se forem levados em conta os dois independentes.

Segundo a Constituição, cada estado é representado por dois senadores, que nunca são eleitos no mesmo ano.

- Governadores: 11 estados e dois territórios, Porto Rico e as ilhas Samoa americanas (Pacífico), elegem um novo governador. Muitos estados têm um limite de dois mandatos, normalmente de quatro anos cada um, embora a Constituição de cada estado seja a responsável por definir estes parâmetros.

- Assembleias locais: mais de 6.000 assentos renovados em 44 estados. Todos os estados, com exceção de Nebraska, têm duas câmaras legislativas, geralmente um Senado e uma Câmara de Representantes. Os republicanos controlam 60 das 99 assembleias locais, depois de terem vencido 23 dos democratas nas eleições de 2010.

- Referendos: os eleitores de 38 estados também votarão em 174 referendos sobre temas variados, como os impostos, a maconha e o casamento homossexual.

Na maioria dos casos as assembleias propõem o referendo aos eleitores, embora também estejam previstos cerca de cinquenta referendos de iniciativa popular, como em Maryland ou no estado de Washington, contra a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.