Jornal Correio Braziliense

Eleições Presidenciais EUA

Comentário de Obama sobre 'cavalos e baionetas' se torna febre na web

San Francisco - Comentários "galoparam" pela internet após uma declaração do presidente Barack Obama sobre "cavalos e baionetas" feita no último debate antes das eleições de 6 de novembro e que se tornou a mais comentada do momento no Twitter. A disputa on-line entre partidários de Obama e de seu adversário republicano Mitt Romney se acirrou durante o debate de segunda-feira (22/10) depois que Romney fez uma observação sobre o fato de a marinha americana ter menos navios que em 1917.

Rápido na resposta, Obama disse que Romney não entendia a questão militar moderna, explicando que "nós também temos menos cavalos e baionetas", o que provocou risos na plateia. "Nós temos essas coisas chamadas de porta-aviões onde os aviões pousam. Temos esses navios que se movem por debaixo d;água, os submarinos nucleares", acrescentou, ressaltando que analisar as capacidades militares não é "um jogo de batalha naval".

A declaração explodiu rapidamente no Twitter com a hashtag #horsesandbayonets e a poucos minutos do fim do debate o site CavalrymenForRomney.com mostrava um guerreiro a cavalo desamparado segurando uma bandeira de Romney em uma lança. "Eu não estava preparado para tanta insolência", afirmava um comentário on-line. "Puxa vida, foi uma surra dupla".

O tiro de Obama ecoou no Tumblr.com, onde artistas postaram charges e imagens zombando de um suposto exército de Romney em meio a equipamentos obsoletos, como cavalos. No Facebook, a página recém-lançada "Cavalos e Baionetas", com o desenho da cavalaria dos Estados Unidos, tinha a seguinte mensagem zombeteira: "Estou com Mitt Romney. Precisamos comprar mais cavalos e baionetas para fortalecer nosso exército".

[SAIBAMAIS]A página do Facebook foi "curtida" mais de 3,5 mil vezes logo após seu lançamento. O comentário de Obama sobre os "cavalos e baionetas" fez com que o volume de mensagens no Twitter durante o debate alcançasse um pico de 105.767 tweets, de acordo com o serviço de microblog baseado em San Francisco.



"Embora fosse uma noite movimentada com vários eventos competindo pela atenção dos espectadores, as conversas políticas no Twitter se mantiveram fortes, com 6,5 milhões de tweets enviados sobre o debate de 90 minutos", disse a empresa em um post. Uma usuária do Twitter impressionada que a hashtag #horsesandbayonets tenha se tornado uma "trending topic" disse que estava ansiosa para ver qual será a paródia que o programa de televisão Saturday Night Live apresentará sobre o tema. "Baionetas e cavalos vai ficar nos livros de história", declarou a atriz vencedora do Globo de Ouro Bette Midler em um tweet.

Outra mensagem falou da possibilidade de "uma política externa baseada no adestramento: fetichismo equestre na Casa Branca de Romney", referindo-se à competição de adestramento nos últimos Jogos Olímpicos, que contou com a participação de uma égua de propriedade de Ann Romney, esposa do republicano.

Um usuário da rede social também declarou que sua família ainda tem a baioneta de seu bisavô, que serviu na cavalaria dos Estados Unidos durante a Primeira Guerra Mundial, e que o governo poderia tê-la de volta, se fosse necessário. Já uma pessoa identificada on-line com o nome "ifdreamstherebe" insistiu que as piadas ofuscaram o ponto mais importante. "Claro, nós podemos armar todas as nossas forças militares ao máximo, com tudo o que elas possam precisar... Mas nós temos que fazer isso?".

Outros usuários enxergaram o comentário de Obama como um raro momento superioridade no debate, e um deles afirmou que o presidente deveria ter "pego o microfone e jogado no chão" depois de seu comentário. Alguns usuários acharam que a resposta de Obama foi muito sarcástica, e Charles Lane afirmou que o presidente falou com um "tom zombeteiro e depreciativo". "Eu ainda gosto da minha baioneta. Mas o que eu sei? Eu só servi em duas guerras", escreveu Kurt Schlichter.

Outros críticos ressaltaram que fuzileiros navais ainda utilizam baionetas e twitaram imagens de soldados americanos modernos armados com elas. "Para os republicanos que estão contrariando a declaração de Obama sobre baionetas ressaltando como os fuzileiros ainda utilizam baionetas atualmente: parem. Vocês estão envergonhando a si mesmos", twitou um usuário.