Imigração
Representante do estado de Illinois, Gutiérrez foi o primeiro orador do segundo dia da Convenção Nacional Democrata e se concentrou no tema da imigração, visando o eleitorado hispânico. "Agora, os Estados Unidos enfrentam uma decisão clara e crua: O futuro de mais de um milhão de pessoas será decidido nesta eleição. Não podemos permitir que o futuro desta gente seja negado", disse Gutiérrez ao contar o caso de uma estudante da Carolina do Norte beneficiada pela recente decisão do presidente Barack Obama de suspender temporariamente as deportações de estudantes ilegais.
[SAIBAMAIS]"Mitt Romney quer mandá-los de volta. Esta eleição vai determinar se os melhores estudantes de nossas escolas superiores, capitães de equipes de futebol e presidentes de grêmios estudantis serão tratados com respeito ou se vão receber tratamento de suspeitos e delinquentes", destacou Gutiérrez.
O congressista latino afirmou que Obama é o "presidente que está protegendo os imigrantes" e advertiu que os "sonhadores" - como são chamados os estudantes ilegais - terão seus sonhos destruídos por Mitt Romney, que os converterá em "pesadelos". Romney tem se manifestado abertamente contra o "dream act", que beneficia estudantes ilegais ameaçados de deportação.
Benita Veliz, uma imigrante mexicana ilegal de 27 anos que vive e estudou nos Estados Unidos, contou sua história na Convenção, após o discurso de Gutiérrez. "O presidente Obama vai lutar pela reforma migratória e espero que possa aprovar o Dream Act", disse Veliz, criada no Texas. A jovem falou em nome dos "sonhadores", que "estão na mesma situação que eu devido às leis atuais", que os impedem de progredir no país onde foram criados e educados.