Washington - O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, deve comparecer nesta quarta-feira (11/7) à convenção anual do maior grupo de defesa dos direitos dos negros no país, em uma tentativa de ganhar o apoio dos eleitores conquistados pelo presidente Barack Obama.
"Quero que saibam que se não pensasse que minha política e minha liderança podem ajudar as famílias de cor, de todas as cores, não seria candidato à presidência", afirma Romney no texto do discurso que fará na NAACP, divulgado com antecedência.
[SAIBAMAIS]O republicano também destaca disparidades que prejudicam os negros no país. "Se a igualdade de oportunidades nos Estados Unidos fosse um fato, então a economia seria um problema para cada um de nós", completa, antes de observar que "no entanto é pior para os negros americanos em todos os planos".
"Sou candidato na eleição presidencial porque sei que meu programa político ajudará centenas de milhões de americanos de classe média de todas as raças", pretende afirmar.
A convenção da Associação Nacional para o Avanço de Pessoas de Cor (NAACP), fundada em 1909, acontece em Houston, Texas, até quinta-feira(11). Barack Obama, o primeiro presidente negro na história do país, não comparecerá, mas enviará o vice-presidente Joe Biden.
As pesquisas antecipam uma disputa acirrada em novembro entre Obama e Romney, mas o candidato democrata tem ampla vantagem entre os eleitores negros.Para Romney, captar parte deste eleitorado pode ser crucial para vencer em estados chave como a Carolina do Sul.