Los Angeles - Mitt Romney visita Los Angeles nesta terça-feira (27/3) em seu segundo dia de arrecadação de fundos na Califórnia, onde grupos de direitos humanos organizam protestos contra o pré-candidato presidencial republicano por sua oposição a uma lei que favorece os imigrantes.
O pré-candidato, que lidera as pesquisas dentro do Partido Republicano, deve participar de atos de arrecadação de fundos nos bairros de Irvine e Century City, além de gravar uma entrevista com o apresentador de televisão Jay Leno na tarde desta terça-feira (27/3).
Coincidindo com a visita Romney, um multimilionário mórmon que espera competir com o presidente Barack Obama nas eleições gerais de novembro, políticos democratas e grupos de defesa dos direitos civis na Califórnia protestam por sua presença com uma coletiva de imprensa e várias manifestações.
Imigrantes ilegais planejam protestar em Beverly Hills contra a oposição de Romney ao chamado Dream Act ("Lei do Sonho"), que abriria caminho para a legalização de muitos jovens em condição irregular.
A lei federal garantiria residência aos estudantes ilegais e os permitiria ter acesso às bolsas para a universidade, entre outros benefícios. O estado da Califórnia aprovou uma versão estatal desta mesma lei em outubro do ano passado.
No entanto, Romney disse, durante a campanha, que vetaria a lei se ela fosse aprovada em nível federal durante sua eventual presidência.
"Os eleitores latinos votarão naqueles que apoiam o Dream Act e contra quem ataca os jovens ilegais, suas famílias e sua educação", escreveu DRM Capitol Group, um grupo de defesa dos imigrantes, ao convocar protestos contra Romney em Los Angeles, Irving, São Francisco e San Diego.
Segundo um relatório do centro de estudos demográficos Pew Hispanic divulgado na segunda-feira, 47% dos 50 milhões de hispânicos que vivem nos Estados Unidos se concentram em dois estados, Califórnia (sudoeste) e Texas (sul).[SAIBAMAIS]
Em termos de população imigrante, a Califórnia conta com 5,4 milhões de hispânicos nascidos fora do país, seguido do Texas com 2,9 milhões.
Além disso, o Departamento de Segurança Interna calcula que 11,5 milhões de imigrantes ilegais vivem nos Estados Unidos, 59% deles mexicanos.
Romney começou sua visita de dois dias à Califórnia na segunda-feira com um discurso em San Diego (sul, fronteira com o México), em que criticou o sistema de saúde defendido pelo presidente Obama e que está sob escrutínio da Corte Suprema esta semana.