Jornal Correio Braziliense

Eleições 2014

Enquanto durante a campanha a palavra de destaque foi mudança, os discursos mudam depois do resultado

Dilma Rousseff fala em união e tenta reconciliar o país depois da acirrada disputa presidencial. Já Aécio Neves fala em brasileiros, agradecimetos, democracia, sociedade

O relógio do Brasil nunca demorou tanto para marcar 20h. O país dividido, que se postou angustiado na frente da televisão e apertou ansioso o botão F5 do computador repetidas vezes à espera do Acre, assistiu à presidente Dilma Vana Rousseff (PT), 66 anos, ser reeleita com 51,64% dos votos válidos. Foi apertado, demorado e, sobretudo, dramático. O roteiro próprio dos grandes embates. O tucano Aécio Neves acabou com 48,36%. Uma diferença de 3,4 milhões de votos, a menor em um segundo turno desde a redemocratização. No discurso da vitória, Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixaram o vermelho em casa. Vestiram branco. No púlpito, a Bandeira Nacional, que virou símbolo da campanha do PSDB. A presidente pregou união, estendeu as mãos à metade azul da nação e assegurou que vai fazer a tão esperada reforma política. Prometeu diálogo e ser melhor do que foi até aqui. Com a voz quase sumindo, despediu-se: ;Brasil, mais uma vez, esta filha tua não fugirá da luta. Viva o Brasil, viva o povo brasileiro;.

Com a maior votação obtida pelo PSDB em corridas presidenciais, Aécio Neves encerrou a disputa ontem com discurso breve, em que prega a união do país depois da disputa mais acirrada da história. O tucano mais competitivo desde que o PT assumiu o Palácio do Planalto, quase 12 anos atrás, sai das urnas com o capital político assegurado por 51 milhões de votos. Antes mais conhecido no Sudeste, ele se consolida como liderança nacional. ;Cumprimentei agora há pouco, por telefone, a presidente reeleita e desejei a ela sucesso na condução de seu próximo governo. E ressaltei que considero que a maior de todas as prioridades deve ser unir o Brasil em torno de um projeto honrado e que dignifique a todos os brasileiros;, disse no discurso, pouco depois da oficialização do resultado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Confira nas imagens abaixo as palavras mais usadas nos discursos da presidente reeleita Dilma Rousseff e do tucano Aécio Neves, com destaque para os termos mais usados.