O Partido dos Trabalhadores (PT) protocolou ontem um pedido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que a corte garanta transporte aos eleitores das zonas mais remotas do país para a votação do segundo turno. A solicitação foi motivada pelo alto índice de abstenção registrado no primeiro turno, principalmente na região Nordeste. O índice nacional foi de 19,4% (27 milhões), já o de estados como Maranhão e Bahia, onde a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, foi a mais votada, foi de 23,6% e 23,2%.
Em nota, o PT ressalta que é responsabilidade dos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) nos estados garantir o acesso da população aos locais de votação. %u201CNós formalizamos o pedido para que o TSE oriente os TREs e zonas eleitorais a propiciar o transporte. Também anexamos um documento com as áreas com maiores índices de abstenção%u201D, afirmou o presidente do PT e autor da solicitação, Rui Falcão. De acordo com ele, o presidente do TSE, ministro José Dias Toffoli, disse que oferecer condições para o eleitor exercer seu direito é de interesse da corte e já etá em prática.
O pedido foi fundamentado na Lei 6.091 de 1974, que dispõe sobre o fornecimento gratuito de transporte, em dias de eleição, a eleitores residentes nas zonas rurais, e dá outras providências. A nota do partido lembra ainda que "é vedado aos candidatos ou órgãos partidários, ou a qualquer pessoa, o fornecimento de transporte aos eleitores".