Jornal Correio Braziliense

Eleições 2014

Carreatas e militantes a favor de Dilma e Aécio tomam conta das ruas

Ato público em favor de Aécio reúne milhares de pessoas em São Paulo, com participação de Fernando Henrique e Ronaldo Fenômeno. Funcionários dos Correios em Brasília manifestam apoio a Dilma

Apoiadores de Aécio Neves (PSDB) e de Dilma Rousseff (PT) intensificaram a campanha nas ruas do país ontem. Petistas promoveram atos em Brasília, em Natal, em Porto Alegre e em São Paulo. No entanto, a maior concentração do dia na capital paulista foi em evento organizado pelos tucanos. Segundo a Polícia Militar, cerca de 10 mil pessoas se concentraram na Zona Oeste da capital paulista. O ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno, a cantora Wanessa Camargo, o presidenciável derrotado do PV, Eduardo Jorge, o senador eleito José Serra (PSDB) e o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso estavam entre as personalidades presentes no Largo do Batata. ;O Brasil não aguenta mais inflação com corrupção e incompetência;, discursou FHC.

Em outras 20 capitais, também houve manifestações pró-Aécio. Em Brasília, ocorreu uma carreata a favor do tucano na noite de ontem, com direito a carro de som em frente ao Congresso. Cerca de mil pessoas participaram do evento. Mais cedo, na Praça da República, os apoiadores fizeram um bandeiraço e entregaram adesivos a motoristas.

No Distrito Federal, as manifestações foram coordenadas pela ala feminina dos partidos, que destacaram pautas de igualdade de gênero presentes no programa de Aécio, como a ampliação do número de creches e da licença-maternidade em caso de nascimento prematuro.

A advogada e ex-candidata ao Senado pelo PSDB do DF, Sandra Quesado, destacou a sensibilidade que Aécio tem demonstrado ao apresentar propostas para as mulheres. ;Ele tem, por exemplo, uma preocupação em estender a licença-maternidade para bebês prematuros. Nós também gostamos muito da proposta para as creches;, disse. Entre os presentes no ato, a maioria era de filiados do PSDB, do PSB e do PSC. ;Estamos aqui reunidas porque não aguentamos mais pagar a conta. Chega de corrupção. Nós queremos um Brasil melhor;, disse a empresária Maisa Porto, 50 anos, militante do PSC.

Hoje, o PSDB vai intensificar a agenda de rua com militantes. Estão marcados eventos na Universidade de Brasília (UnB), no Rio de Janeiro, em São Gonçalo (RJ) e uma grande carreata que partirá de Fortaleza em direção a Sobral, passando por nove cidades cearenses.

Correios
A campanha do PT também reforçou as manifestações de apoio pelo país. Ontem, ocorreram atos em São Paulo, em Natal, em Porto Alegre e em Duque de Caxias (RJ). Na capital paulista e na gaúcha, integrantes do movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) e a favor dos direitos humanos saíram em apoio à presidente. Em Brasília, funcionários dos Correios participaram de manifestação a favor da petista em frente à sede da empresa.

A mobilização em frente ao edifício dos Correios começou no fim da manhã e seguiu até o meio da tarde. De acordo com o secretário de Anistia da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios (Fentect), Robson Luiz Pereira Neves, o evento foi organizado e custeado por integrantes da empresa e reuniu cerca de 250 pessoas.
Colaboraram Grasielle Castro e Amanda Almeida

10 mil
Estimativa de público reunido em São Paulo em apoio a Aécio

A matéria completa para assinantes está aqui. Para assinar, clique aqui.