Jornal Correio Braziliense

Eleições 2014

Mesmo em tom mais moderado, Dilma e Aécio trocam farpas em debate

A uma semana das eleições, presidenciáveis trocam acusações e discutem propostas. Inflação e denúncias sobre a Petrobras polemizaram encontro



Outro questionamento de Dilma foi sobre o combate ao crime organizado. A candidata ressaltou que seu programa de governo visa mudar a Constituição Brasileira, para que a União possa trabalhar com os estados no combate ao crime organizado. A presidenciável também ressaltou que, durante sua gestão, teve experiências satisfatórias, inclusive no estado de Minas Gerais. Aécio rebateu afirmando que a Polícia Federal amarga o pior orçamento dos últimos cinco anos. ;A senhora fala dos centros integrados, mas, por que retirou a PF e a PRF deles depois da Copa?", cobrou Aécio.

Aécio se dirigiu aos funcionários dos bancos públicos e disse que eles seriam fortalecidos durante o seu governo, caso ele seja eleito. A resposta foi dada após Dilma afirmar que ouviu Armínio Fraga ; nome já anunciado por Aécio para Ministro da Fazenda ; dizer que iria diminuir o papel dos bancos públicos.

O terceiro bloco do debate teve início com o tema educação. A candidata Dilma Rousseff ressaltou programas como o Pronatec e Prouni, e Aécio enfatizou a necessidade de criar mais creches no país. Em resposta, Dilma voltou na questão da importância de se investir no ensino superior e disse: ;Os senhores sucatearam o ensino superior no Brasil (...). Vocês foram contra o Prouni, que levou 1 milhão de estudantes pobres para as universidades;. O candidato Aécio Neves rebateu: ;Quero fundar a nova escola brasileira (...). Vamos construir as creches que a candidata Dilma não entregou;.

Ainda no terceiro bloco do debate, Aécio acusou o governo de Dilma de atrasar a entrega de obras. ;As obras no seu governo não terminam nunca;, afirmou. Dilma respondeu: ;Nós concluímos a ferrovia norte-sul, a usina de Belo Monte (...) e a integração do São Francisco está em pleno vigor (...) Fiz em quatro anos o que vocês fizeram em oito;.