Pela primeira vez desde que anunciou apoio ao presidenciável Aécio Neves (PSDB), a candidata à Presidência da República do PSB derrotada, Marina Silva participou de encontro com o tucano em São Paulo na manhã desta sexta-feira (17/10). Após conversar a portas fechadas, ambos deram pronunciamentos e exaltaram os compromissos colocados por Aécio em uma carta que apresentou em Pernambuco.
Ao lado de Marina, a qual se referiu como ;minha amiga; e ;grande brasileira;, o tucano citou os três eixos fundamentais do documento. ;Primeiro, (coloquei o) respeito à democracia, às liberdades coletivas e individuais. Segundo, o avanço das políticas sociais, especificamente os programas de transferência de renda, que são direitos dos cidadãos e por isso serão mantidos.; Em terceiro lugar, ele citou o desenvolvimento sustentável, ;fundamental para resgatar a capacidade de crescer e recuperar a economia, enfrentar a inflação;.
Aécio disse ainda que este é o momento mais importante de sua campanha e que ele chegou até pregando o que Eduardo Campos e Marina pregavam. ;Unimos forças, juntos e misturados, em favor do Brasil.; Marina destacou que a decisão de apoiar Aécio foi tomada após discussões com os partidos da aliança dela e também ressaltou a carta do tucano.
;Doze anos depois da carta de Fernando Henrique Cardoso, você (Aécio) faz o mesmo gesto, assumindo o compromisso de recuperar a economia. A institucionalidade das políticas públicas são uma conquista da sociedade e não podem ser finalizadas, institucionalizar através de lei o Bolsa Família faz com que seja uma conquista do povo e não um favor ao povo;, disse. Marina também ressaltou a importância da sustentabilidade do projeto e os desafios da reforma agrária, demarcação de terras indígenas e o espaço à agricultura familiar.
[SAIBAMAIS]
Debate
Aécio disse que lamenta profundamente o tom do debate de ontem com a presidente Dilma Rousseff. ;Propus um debate em torno de temas, como a segurança pública, educação, mas a estratégia do marqueteiro dela não foi essa (de debater temas). Pretendo continuar debatendo propostas, mas reagirei a todas as calúnias e ofensas em que se transformou essa eleição;, disse. Aécio afirmou ainda que do ponto de vista ético, essa é a pior eleição dos últimos anos. ;Uma disputa política não é uma guerra. Não se pode querer destruir reputações.;
Cabelos soltos
Conhecida por usar coques, Marina apareceu pela primeira vez na campanha com os cabelos mais soltos, em rabo de cavalo. Ela justificou a mudança do penteado por motivos de doença. ;Fiquei esses dias todos gripadas e como todos sabem, uma pessoa gripada não pode prender o cabelo molhado. Aécio aproveitou a deixa e disse: ;está muito bonita.;