Assim como no primeiro debate do segundo turno, Aécio Neves (PSDB)e Dilma Rousseff(PT) voltaram a se digladiar ao comentar as gestões do tucano como governador de Minas Gerais (2003-2010). No debate desta quinta-feira (16/10), Dilma voltou a atacar Aécio com a denúncia do aeroporto de Cláudio (MG). O tucano acusou a presidente de mentir, e questionou a insistência da petista em debater o estado do sudeste: "A senhora quer ser candidata em Minas?",provocou com ironia.
"Como é que o aeroporto de Cláudio, numa cidade de 25 mil habitantes, foi construído dentro da fazenda do seu tio?",questionou a petista."Eu saí de Minas, não foi para passear no Rio de Janeiro, foi porque fui perseguida. Minas não se confunde com o senhor, nem os mineiros se confundem com o senhor", ressaltou Dilma.
[SAIBAMAIS]"É muito triste ver uma presidente da República mentindo", retrucou Aécio. "O aeroporto de Cláudio foi construído numa área desapropriada pelo Estado para beneficiar uma região que cresce. Minas tem 92 aeroportos de pequeno, médio e grande porte", completou o tucano.
Candidata a governadora?
Aécio se queixou da insistência de Dilma em debater não o Brasil, mas Minas Gerais. "A não ser que a senhora queira ser candidata em Minas, caso esteja desempregada em 1; de janeiro", irozinou o tucano antes de se defender das acusações da petista. "Todas as minhas obras tiveram aprovação do Tribunal de Contas, diferente das suas". Aécio lembrou que os 92% de aprovação do governo em Minas comprovam a honradez da sua gestão. "Vamos deixar os mineiros em paz, vamos discutir o futuro do Brasil. Quem ligar a teve desavisadamente vai achar que a candidata que disputaro govenro de Minas ou a prefeitura de Belo Horizonte", provocou.
"Eu teria muita honra de ser candidata ao governo de Minas, gosto muito de Belo Horizonte e de Minas Gerais, pois nasci lá", respondeu Dilma, antes de voltar à denúncia contra Aécio. "No caso do aeroporto de Claudio o senhor deve sim explicações, porque o senhor construiu um aeroporto dentrode uma propriedade, e quando um órgão de imprensa foi buscar a chave, estava guardada com um parente seu. Não podemos mais tolerar o uso de bens públicos para beneficiar A, B ou C privadamente", atacou.
"Respeito aos mineiros. Respeito a sua história, e peço que respeite a minha", exigiu Aécio. "A senhora foge sempre do debate, não tem o que mostrar mais ao Brasil. Ninguém aguenta mais tanta corrupção, incompetência e descaso para os problemas das pessoas. A senhora falou que a inflação vai bem, assim como o controle de fronteiras e do trafico... que governo a senhora quer oferecer?", questionou.
Mais Minas
Já dentro do tempo de outra pergunta, o debate sobre Minas continuou. "A mim, estarrece: o senhor se acha acima de qualquer crítica ou avaliação, diz que se atacar o senhor se está atacando MInas, esta é uma mentira. Mentira. Minas não é o senhor, o senhor é um dos mineiros. Não significa que possa falar em nome de toda Minas Gerais. É errado sim colocar um aeroporto privado, feito com dinheiro público, na fazenda de um tio. O senhor querendo ou nao tergiversar sobre esse assunto, é errado. Não se faz isso, candidato, é feio", reprovou Dilma.
"O Ministério Público disse que todas as obras do meu governo estão corretas, ao contrário do seu", voltou a se defender Aécio.