Jornal Correio Braziliense

Eleições 2014

Ministro diz que controle de obras em complexo da Petrobras era 'frouxo'

Relator da auditoria feita no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Jorge pediu mais esclarecimentos da Petrobras sobre as obras no local

Relator da auditoria feita no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), uma das principais obras da Petrobras, o ministro José Jorge, do Tribunal de Contas da União (TCU) pediu nesta quarta-feira (15/10) esclarecimentos da estatal sobre contratos sem licitação e aumento do custo de obras. Segundo Jorge, o controle dessas construções era ;frouxo;.

O Comperj fica em Itaboraí (RJ), a 40km da capital fluminense, e terá a maior planta de refino de petróleo da América Latina. O ministro leu o voto sobre a análise das obras durante sessão plenária do TCU. A votação do relatório foi adiada por um pedido de vista do ministro Bruno Dantas.

[SAIBAMAIS]

Desde 2012, o Tribunal vem apontando irregularidades e indícios de superfaturamento na construção do Comperj. Auditoria do tribunal feita naquele ano apontou sobrepreço de R$ 162 milhões de reais no contrato de construção das tubovias do complexo.

Em entrevista ao Correio neste mês, Jorge disse que o tribunal tem dado muita ênfase às obras da refinaria Abreu e Lima. ;Mas, na verdade, a obra no Comperj é ainda maior que a de Pernambuco, envolve valores mais altos;, disse.