Jornal Correio Braziliense

Eleições 2014

Senadora apresenta manifesto de ala do PSB contrária ao apoio a Aécio Neves

O texto "Conclamação aos socialistas" foi apresentado por Lídice da Mata (BA) na reunião da Executiva do PSB


A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) aproveitou a reunião da Executiva Nacional do PSB, que nesta segunda-feira (13/10), para ler o manifesto "Conclamação aos socialistas". O documento expressa a posição da ala peesebista insatisfeita com a decisao do partido de apoiar Aécio Neves (PSDB) no segundo turno. A senadora Lídice, Ela leu uma nota dos membros da executiva que foram derrotados quanto ao apoio a Aécio Neves.

O documento diz ainda que a decisão da comissão executiva nacional em apoiar o tucano é "eleitoral e episódica, e não fala à esquerda e nem ao socialismo renovador". "Independente do resultado da eleição presidencial de 2014, o PSB precisa reafirmar os princípios esseciais da sua natureza renovadora e socialista", diz outro trecho do manifesto.

Leia mais notícias em Política


Segundo Lídice, ela e outros 13 integrantes do PSB que já assinaram o manifesto vão continuar a combater polarização entre PT e PSDB. Encabeçam o manifestoi Roberto Amaral, ex-presidente do PSB, e a deputada federal Luiza Erundina (SP). Apenas a senadora baiana participou da reunião desta segunda, em Brasília, onde falou em nome da ala dos insatisfeitos.

A parlamentar assumiu que vai fazer campanha na Bahia pela reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), contrariando a decisão do partido. "Apoiar Aécio significa ficar ao lado dos meus maiores adversários, DEM e PSDB", justificou.

Na semana passada, uma votação na executiva cravou a posição do partido no segundo turno, após a derrota da chapa encabeçada por Marina Silva. Com 21 votos favoráveis, venceu o apoio a Aécio. Apenas o senador João Capiberibe (AP) votou a favor de Dilma - ele também já anunciou que fará campanha pela petista, no Amapá. Lídice e outros cinco defenderam a neutralidade.