Grandes filas, dificuldades na identificação biométrica e desorganização nos novos pontos para a justificativa de votos foram as grandes reclamações dos eleitores no 1; turno das eleições de 2014. No dia da votação, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral dos Distrito Federal (TRE;DF), Romão Oliveira, pediu, em comunicado à imprensa, paciência e compreensão por parte dos eleitores, uma vez que um novo processo estava sendo inaugurado no Brasil, com a utilização da biometria.
Para o segundo turno, o TRE ; DF já prepara as mudanças necessárias para evitar os problemas enfrentados em 5 de outubro. O secretário de Tecnologia e Informação do TRE-DF, Ricardo Negrão, afirma que nesta semana será realizada uma reunião com todos os cartórios da cidade a fim de avaliar os principais pontos que precisam de modificações.
Negrão afirma que 219 seções eleitorais apresentaram problemas, a maioria nos leitores biométricos. Quando o leitor ou a urna apresentam qualquer tipo de irregularidade, ambos são trocados. Para resolver os defeitos técnicos, o secretário do TRE explica que os equipamentos foram levados a um laboratório, mas não devem ser usados no segundo turno. Para evitar problemas operacionais, o TRE também fornecerá manual de boas práticas aos colaboradores das eleições.
Outra parte das reclamações dos cidadãos se referiam às seções para justificativa. Ricardo Negrão afirma que o problema foi causado pelos próprios eleitores. ;Na realidade, o eleitor não prestou atenção nos 40 locais que disponibilizamos para a coleta de justificativa e se direcionou para os locais mais comuns, como Aeroporto JK, Pátio Brasil e Conjunto Nacional;, explicou. ;Talvez tenha faltado uma maior divulgação da nossa parte, ou o eleitor, por comodidade, quis justificar perto de onde estava;, completa.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .