Em visita ao Nordeste, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, criticou a declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de que o PT cresceu no país com voto dos menos informados. Em entrevista às rádios da Bahia, Dilma disse que os adversários estão fazendo uma oposição "ridícula" entre as duas regiões, "destilando ódio mal-resolvido". Segundo ela, há uma visão preconceituosa e elitista. "Estão dizendo que meus votos são os dos ignorantes e dos letrados são os deles. Eles não andam no meio do povo, não dão importância ao povo. Querem desqualificar, destilar um ódio mal-resolvido", disse.
[SAIBAMAIS]Para a presidente, a fala do ex-presidente mostra preconceito e desconhecimento. "As pessoas não são ignorantes coisíssima nenhuma. O povo brasileiro é esperto, informado, e tem ideias próprias. Não precisa de nenhum luminar vir dizer o que eles têm que fazer", argumentou. Segundo a presidente, o foco do seu governo é nos mais pobres, mas também foi fieta uma política para a classe média ascendente.
Embora o PSB - partido da candidata derrotada com 22 milhões de votos Marina Silva - tenha anunciado apoio ao candidato do PSDB, Aécio Neves, a presidente disse estar confiante. Ela destacou que ninguém controla o voto do eleitor. "Eles vão olhar para a urna e pensar no que é bom para o País e para o povo."Disse estar preocupada com as conquistas dos últimos 12 anos e associou a imagem do adversário tucano ao "conservadorismo".