Jornal Correio Braziliense

Eleições 2014

Disputa por governo de Goiás chega ao segundo turno com Perillo e Iris

Perillo tenta a reeleição durante seu terceiro mandato à frente do estado

O tucano Marconi Perillo alcançou 45,86% dos votos para o governo de Goiás e vai ao segundo turno com Iris Rezende (PMDB), que angariou 28,40% da preferência dos eleitores. Perillo tenta a reeleição durante seu terceiro mandato à frente do estado, e esta é a terceira vez que os dois candidatos se enfrentam em uma disputa para o cargo, sendo que, nas duas primeiras, em 1998 e em 2010, o atual governador foi o vencedor. ;Estamos muito felizes com a votação extraordinária que tivemos, superior à ultima eleição;, declarou Perillo após conhecer os resultados. Ao celebrar a ida à segunda etapa do pleito, Iris disse que começará hoje mesmo a negociação de alianças em busca da vitória.

O candidato do PMDB mostrava-se animado ao chegar a seu escritório de campanha, em Goiânia, com o senador eleito em sua chapa, Ronaldo Caiado (DEM). Ele chegou a subir em uma mesa, acenando para correligionários que acompanhavam seu discurso. Iris acredita que a grande vencedora do 1; turno foi a oposição ao atual governo, pois, de acordo com os dados de apuração, ele e outros candidatos receberam cerca de 53% dos votos válidos. A campanha foi marcada por diversas acusações. Perillo culpou o adversário pela atual crise na administração da Prefeitura de Goiânia (sob comando de Íris até 2009), e, como resposta, foi associado ao empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

O governador foi mais contido nas celebrações, avaliando positivamente a vitória nos maiores colégios eleitorais do estado, como Goiânia e Anápolis. ;Tivemos uma excelente performance também em Aparecida de Goiânia, onde, na outra eleição, tivemos grande derrota;, disse. Perillo também lembrou a eleição de deputados federais e estaduais de sua coligação partidária ; 13 deputados federais eleitos e maioria na Assembleia Legislativa.

Crimes eleitorais
O balanço final de detenções por crimes eleitorais chegou a 130, sendo a maioria dos casos por boca de urna. Em Goiânia, 16 eleitores foram detidos e encaminhados para o 1; Batalhão da Polícia Militar. Os primeiros presos foram dois homens de 23 e 25 anos flagrados jogando santinhos pelas ruas do Setor Vila União na madrugada de domingo. Mais tarde, ainda pela manhã, uma mulher de 55 anos foi flagrada colando adesivos em veículos em frente a um colégio eleitoral.

As salas de votação também renderam ocorrências. Uma jovem de 23 anos fotografou o voto na urna eletrônica, em Goiânia, atitude repetida por um eleitor em Itapaci, a 230km da capital, que registrou uma selfie com o equipamento. Em Mozarlândia, a 297km da capital, um homem foi detido após discutir com um mesário da seção. No município de Mineiros, um homem foi detido por desrespeitar a preferência de mulheres com criança de colo e gestantes na fila de votação.


2; TURNO

Urnas apuradas: 100%
Candidato % dos votos
válidos
Marconi Perillo (PSDB 45,86%
Iris Rezende (PMDB) 28,40%
Vanderlan Cardoso (PSB) 14,98%
Antônio Gomide (PT) 10,09%
Professor Weslei (PSol) 0,33%
Marta Jane (PCB) 0,18%
Alexandre Magalhães (PSDC) 0,16%

Brancos 4,68%
Nulos 5,27%
Abstenção 18,83%