Jornal Correio Braziliense

Eleições 2014

Petista Rui Costa é eleito governador da Bahia no primeiro turno

O candidato Paulo Souto (DEM), que vinha liderando todas as pesquisas de intenção, com exceção da boca de urna, que apontava a ultrapassagem do petista, teve 37,52% dos votos válidos

Numa virada surpreendente, o candidato ao governo da Bahia pelo PT, Rui Costa, recebeu 54,26% dos votos válidos (apuração de 96,79%) e foi eleito já no primeiro turno, com a preferência dos mais de 10 milhões de eleitores. O candidato Paulo Souto (DEM), que vinha liderando todas as pesquisas de intenção, com exceção da boca de urna, que apontava a ultrapassagem do petista, teve 37,52% dos votos válidos. O democrata acenava com um retorno do carlismo após oito anos de governo petista.

Na avaliação do analista político do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antônio Augusto Queiroz, Rui Costa adotou a mesma tática que o governador Jacques Wagner na sua primeira eleição. ;Costa utilizou a estratégia de Wagner, de fortalecer a campanha primeiro no interior para depois focar a capital na reta final. Como as pesquisas refletiram mais as intenções de voto de Salvador, quando abriram as urnas do estado inteiro houve essa virada;, avaliou.

Para Queiroz, o grupo do prefeito de Salvador, Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM), que apoia Paulo Souto, se acomodou na capital. ;Acharam que a eleição estava ganha com base nas pesquisas;, acrescentou o analista político. Na boca de urna, Rui Costa mostrava-se com 49% da preferência, mas sua candidatura se fortaleceu com a abertura das urnas e o petista foi eleito no primeiro turno.

Otimismo

Costa votou às 9h50 de ontem, na Escola Duque de Caxias, no bairro da Liberdade, em Salvador. Acompanhado de candidatos, correligionários e da filha, o petista já mostrava otimismo com relação ao resultado do pleito. ;Com certeza, o povo baiano está escolhendo o que vai ser melhor para a Bahia. Estou confiante na vitória. A expectativa de vencer a eleição é positiva;, afirmou. Souto votou na Escola Pedro Calmon, no bairro de Jardim Armação, na capital baiana. Ele esteve cedo no colégio, mas teve de voltar em casa porque esqueceu o documento de identificação.



BAHIA

Urnas apuradas: 96,79%

Candidato % dos votos
válidos
Rui Costa (PT) 54,26
Paulo Souto (PSDB) 37,52
Lídice da Mata (PSB) 6,73
Marcos Mendes (PSOL) 0,79
Da Luz (PRTB) 0,43
Renata Mallet (PSTU) 0,26

Brancos 6,41
Nulos 10,19
Abstenção 2.291.948