Ontem à noite, Pimentel comentou a vitória nas urnas, dizendo que o resultado é uma prova de que o estado ;não tem dono, não tem rei , não tem imperador;. ;Minas Gerais disse que quer um governo mais próximo das pessoas, mas atento à visão real. Esse foi o recado das urnas;, afirmou o petista. A transição, segundo ele, será feita separadamente da ;questão partidária;. Sobre a campanha da presidente Dilma no segundo turno, afirmou: ;Vamos respeitar o voto dos mineiros. O governador de Minas não vai participar da campanha, mas sim os cidadãos Pimentel e Antônio (o vice-governador eleito, Antonio Andrade);.
Senado
O ex-governador Antonio Anastasia foi eleito senador com 56,7% dos votos válidos, contra 40,1% alcançados por Josué Alencar (PMDB), filho do vice-presidente da República José Alencar, morto em 2011. A terceira colocada, Margarida Vieira (PSB), teve apenas 2,12%. Militantes comemoraram a vitória de Anastasia no comitê central de campanha do presidenciável Aécio Neves (PSDB), no antigo Hotel Del Rey, no centro de Belo Horizonte. A vitória do tucano era esperada, de acordo com as pesquisas eleitorais.
[SAIBAMAIS]Anastasia consolidou o próprio nome em Minas ao receber o governo das mãos de Aécio, em março de 2010, quando o titular se afastou para disputar o Senado e, ao mesmo tempo, dar espaço ao vice para se tornar conhecido entre a população. Em outubro daquele ano, Anastasia conseguiu ser reeleito. Ele deixou o cargo em abril deste ano para se lançar ao Senado. Antes, atuou na elaboração do programa de governo do presidenciável tucano, que na reta final da campanha ultrapassou Marina Silva (PSB) e conquistou o lugar para enfrentar Dilma no segundo turno.
Minas GeraisUrnas apuradas: 100%
Candidato % dos votos válidos
Fernando Pimentel (PT) 52,98
Pimenta da Veiga (PSDB) 41,89
Tarcisio Delgado (PSB) 3,90
Fidélis (PSol) 0,67
Tulio Loopes (PCB) 0,26
Eduardo Ferreira (PSDC) 0,23
Cleide Donaria (PCO) 0,07
Brancos 8,57
Nulos 8,36
Abstenção 20,02