Jornal Correio Braziliense

Eleições 2014

Presidente do TSE minimiza problemas com urnas e exalta primeiro turno

Apesar das 5.012 urnas defeituosas em todo o Brasil e dos problemas na identificação biométrica, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro José Dias Toffoli, minimizou os problemas. O ministro também relativizou problemas como selfies e prisões, classificando todos como ocorrências isoladas e percalços insignificantes. Para o presidente do TSE, o primeiro turno das eleições 2014 foi um sucesso.

O ministro também diminuiu a importância dos problemas relatados nos estados que adotaram a identificação biométrica, como o Distrito Federal. "Se houve atraso, está mais do que provado que pelo horário (da apuração) é um caso isolado. A biometria foi um sucesso", comemorou. O ministro lembrou prognósticos pessimistas para o DF, que calculavam votações até as 21h, devido aos problemas na identificação biométrica. O ministro ressaltou que antes das 18h uma boa parte dos votos do Distrito Federal já estavam inclusive apurados.

Toffoli informou ainda uma curiosidade: às 19h56m28s deste domingo (5/10), com 91% dos votos computados, se confirmou que Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) iriam para o segundo turno.

"A disputa foi acirrado em torno de ideias e programas, mas houve harmoniza e paz social, sem maiores incidentes. O eleitor e a justiça eleitoral estão de parabéns", comentou o ministro Ricardo Lewandoski.