A Procuradoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro informou, há pouco, que abriu 25 representações por propaganda irregular e nenhuma por crime eleitoral. As pessoas presas pela prática de boca de urna vão responder criminalmente. A coordenadora-geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Adriana Brandão, informou que 618 pessoas foram presas, sendo 18 delas candidatas.
Leia mais notícias em Eleições 2014
[SAIBAMAIS]Os deputados estaduais envolvidos respondem no Ministério Publico Estadual por irregularidades como distribuição de santinhos em vias públicas. Já os senadores e deputados federais, que têm foro privilegiado, respondem no Tribunal Superior Eleitoral pelas irregularidades.
O número, segundo ela, é maior que o de anos anteriores. Segundo ela, foram relatados casos em que, antes de o eleitor confirmar o número para o candidato a presidente, a tela da urna eletrônica ficava preta. Entretanto, garantiu Adriana, todos os votos foram validados. "Muitas urnas são antigas, de 2004, mais lentas, mas todos os votos foram computados normalmente", disse ela.
Ao todo, 711 urnas tiveram que ser substituídas no Rio.