Jornal Correio Braziliense

Eleições 2014

Cinco estados têm decisão em 1º turno, aponta boca de urna do Ibope

Foram divulgadas pesquisas de boca de urna em nove estados. Rio de Janeiro e Distrito Federal haverá segundo turno. Na Bahia e No Rio Grande do Sul o quadro é indefinido

Pesquisa de boca de urna do Ibope, divulgada logo após o fim das votações em todo o país, indica que em cinco estados as eleições para governador terminam já no primeiro turno - Minas, São Paulo, Ceará, Pernambuco e e Paraná. Em outras duas unidades da federação também haverá segundo turno, porém há empate técnico para o segundo colocado - na Bahia e Rio Grande do Sul.

A pesquisa de boca de urna em Minas Gerais indica vitória em primeiro turno do candidato petista Fernando Pimentel (PT) com 53% dos votos. O candidato tucano, Pimenta da Veiga (PSDB), aparece em segundo lugar, com 37%. Tarcísio Delgado recebeu 5% e os outros quatro candidatos levaram juntos 5%. Foram entrevistados 6 mil eleitores.

Em São Paulo, a pesquisa de boca de urna indica a reeleição de Geraldo Alckmin (PSDB). O candidato tem 52% dos votos. Em segundo está Paulo Skaff (PMDB), com 22%, seguido de Padilha com 20%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 7,3 mil eleitores.

Também no Ceará a indicação da pesquisa de boca de urna é que as eleições para governador deverão ser decidida em primeiro turno. Eunício Oliveira, do PMDB ficou com 49%, contra contra 44% do petista Camilo Santana. Foram ouvidos 4 mil eleitores nesta pesquisa de boca de urna.

A pesquisa Ibope em Pernambuco aponta a vitória em primeiro turno de Paulo Câmara (PSB). O levantamento coloca o deputado com 58% dos votos do eleitorado. Em seguida vem Armando Monteiro (PTB) com 38%. Ao todo, foram ouvidos 5 mil eleitores.

No Paraná, a eleição também deve se resolver no primeiro turno. O governador Beto Richa (PSDB) tem 55%, o segundo candidato é Requião (PMDB) com 27%. A ex-ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann (PT) tem 14%.

Indefinição

Na Bahia, o candidato petista poderá vencer em primeiro turno. Rui Costa (PT) tem 49% e Paulo Souto (DEM) segue em segundo lugar, com 30% dos votos. Em terceiro está Lídice (PSB).

No Rio Grande do Sul, Tarso Genro, do PT, teve 35% dos votos, no entanto os outros dois candidatos aparecem tecnicamente empatados. José Ivo, do PMDB, foi escolhido por 29% dos eleitores e Ana Amélia, do PP, por 26% deles. Foram entrevistadas 5 mil pessoas.