Jornal Correio Braziliense

Eleições 2014

Possível reeleição em disputa por governo do Rio Grande do Sul

Tarso Genro (PT) deve ser eleito para o segundo mandato consecutivo, se projeções de pesquisas de intenção de voto se confirmarem

A tradição gaúcha de nunca ter dado um segundo mandato consecutivo a um governador está prestes a ser quebrada. Pelo menos no que depender das pesquisas divulgadas ontem, em que Tarso Genro (PT), candidato à reeleição, aparece na frente, com 36% das intenções de votos válidos. A senadora Ana Amélia Lemos (PP), que liderou com folga a corrida até pouco tempo atrás, está empatada com José Ivo Sartori (PMDB), ambos com 29%.

O cenário embolado mostra a mistura de sentimentos da população. ;Não é o novo pelo novo. O que se percebe Brasil afora, com algumas exceções, é que se quer um novo com experiência do velho, ou seja, com qualidades que o credencie ao cargo. É uma mudança calculada, com presunção de baixo risco;, analisa o cientista político Ricardo Wahrendorff Caldas, professor da Universidade de Brasília (UnB).

O clima de disputa voto a voto se intensifica nas simulações de segundo turno. Com Ana Amélia, Tarso Genro vence em um placar muito apertado: 43% contra 41% dos votos totais. Se o oponente for José Ivo Sartori, o atual governador perde. O rival teria 43%, contra 42% do petista. No terceiro cenário, pouco provável, de uma disputa entre Sartori e Ana Amélia, a senadora perde (36%) para o peemedebista (43%).