Jornal Correio Braziliense

Eleições 2014

Eleições presidenciais já acabaram em pelo menos 16 países

TSE informa que as eleições já acabaram em pelo menos 16 países por causa da diferença de fuso horário. O primeiro país a encerrar as votações foi a Nova Zelândia

Em pelo menos 16 países o prazo para votação das eleições presidenciais já acabou, devido às diferenças de fuso horário. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro país a ter as eleições encerradas foi a Nova Zelândia, onde as urnas foram fechadas às 1h. Os primeiros brasileiros a votar são os residentes naquele páis. Lá, os eleitores puderam registrar a opção de candidato às 16h deste sábado (3/10), no horário de Brasília, na embaixada brasileira em Wellington, capital do país.



Além da Nova Zelândia, a vizinha Austrália também teve a votação encerrada. Em algumas localidades, como o Japão, os brasileiros puderam votar em 10 cidades diferentes. Lá, as eleições acabaram às 5h, bem como no Timor Leste e Coreia. Em Cingapura, Filipinas, Hong Kongm Indonésia e Malásia, os eleitores puderam votar até às 6h. Na Tailândia, até às 7h. A China fechou as urnas às 8h e às 9h, dependendo do local. Taiwan às 9h, Índia às 9h30, Emirados Árabes e Rússia às 10h.

Os brasileiros residentes no exterior só votam para presidente. Apesar dessa restrição, as eleições se dão da forma como acontecem no Brasil, com urnas eletrônicas, mesários e lista de eleitores. Neste domingo, 354.184 eleitores brasileiros que vivem fora do país em 168 cidades de 92 países poderão votar para eleger os novos presidente e vice-presidente da República.