Jornal Correio Braziliense

Eleições 2014

Datafolha: Aécio tem 2% a mais que Marina e iria para o 2º turno com Dilma

Pesquisa do Instituto Datafolha mostra o candidato tucano Aécio Neves indo ao segundo turno, com 26% dos votos válidos ante 24% de Marina. Dilma lidera com 44%

Pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha na tarde deste sábado (04) mostra o presidenciável pelo PSDB Aécio Neves com 2% a mais de intenções de voto que a senadora Marina Silva, candidata do PSB à presidência. De acordo com o levantamento, Aécio teria 24% dos votos válidos, ante 22% de Marina Silva. Ainda segundo o Datafolha, a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff continua liderando a corrida, com 44% dos votos válidos. Em seguida aparece a candidata do PSOL à presidência, Luciana Genro, com 2% das intenções de voto. Levy Fidelix (PRTB), Pastor Everaldo (PSC) e Eduardo Jorge (PV) tem 1% cada. Os demais candidatos não pontuaram.


Em relação ao levantamento anterior, realizado entre os dias 1; e 2 de outubro, a presidente Dilma oscilou negativamente em um ponto percentual, de 45 para os atuais 44%. Por sua vez, Aécio Neves cresceu 2 pontos, de 24 para os atuais 26%. Enquanto isso, Marina Silva (PSB) manteve a trajetória de queda. Em relação à pesquisa anterior, a senadora caiu três pontos, de 27 para os atuais 24%.

A pesquisa divulgada hoje tem a maior amostra entre os levantamentos feitos pelo Datafolha nesta eleição: foram ouvidos 18.116 eleitores em 468 municípios brasileiros, nos dias 03 de 04 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-01037/2014.

Segundo Turno

O levantamento do Datafolha também avaliou os cenários para o 2; turno. Em ambos os casos, a corrida seria vencida pela candidata petista Dilma Rousseff. Num embate contra Marina, Dilma teria 49% das intenções de voto e Marina, 39%. Numa disputa contra Aécio, Dilma venceria por 48% a 42%. Também no segundo turno, a trajetória de Aécio é ascendente: na pesquisa anterior, ele tinha 41% nesse cenário. Marina se enfraqueceu também num eventual segunto turno: no levantamento passado, ela aparecia com 41% dos votos válidos.