A nova pesquisa Ibope, divulgada neste sábado (4/10), véspera das eleições, aponta para uma virada de Aécio Neves (PSDB) sobre Marina Silva (PSB) na disputa pela Presidência da República. Embora ainda empatados tecnicamente, o tucano abriu três pontos percentuais de vantagem sobre a ambientalista na disputa pelo segundo turno, com 27% a 24%. Na dianteira, Dilma Rousseff (PT) aparece com 46%.
Em relação ao levantamento anterior do Ibope, Aécio subiu 5 pontos percentuais, enquanto Marina perdeu 4%. O resultado confirma a arrancada de Aécio nas últimas semanas antes do pleito e a perda de força da candidatura de Marina.
Os candidatos Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV) e Pastor Everaldo (PSC) conquistaram 1% da preferência do eleitorado. Já Zé Maria (PSTU), Rui Costa Pimenta (PCO), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) não pontuaram.
Os números consideram somente os votos válidos, isto é, não são contabilizados os votos em branco, nulos ou os eleitores que se declararam indecisos. A forma de cálculo é a mesma utilizada pela Justiça Eleitoral para definir o resultado final das eleições.
Sem a exclusão dos brancos e nulos (que somaram 7%) e os indecisos (5%), Dilma ficaria com 40%, contra 24% de Aécio e 21% de Marina.
Segundo turno
Nos cenários traçados para o segundo turno, Dilma continua vencendo Aécio e Marina, pelo mesmo placar: 45% a 37%.
Metodologia
O levantamento ouviu 3.010 eleitores entre os dias 2 e 4 de outubro e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S.Paulo.