A menos de um dia de os brasileiros decidirem quem serão seus representantes nos Poderes Executivo e Legislativo, algumas dúvidas de última hora começam a surgir. Não apenas em relação em quem votar, mas, também, sobre como proceder para cumprir com as obrigações eleitorais. Nessas horas, o auxílio da tecnologia, mais especificamente o uso de aplicativos para celulares ; pode ser útil.
O eleitor pode baixar as informações de todos os candidatos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições de 2014 pelo aplicativo Candidaturas (para iOS e para Android), produzido pela Justiça Eleitoral.
smartphone
[SAIBAMAIS]Nele, o eleitor terá acesso às informações oficialmente apresentadas pelos candidatos, atualizadas diariamente: bens declarados, dados pessoais, propostas, participação em outras eleições, número, partido, coligação, cargos ocupados e situação do registro, inclusive de candidatos ficha suja que já renunciaram, entre outras.
O TSE também disponibiliza o aplicativo Voto X Veto para auxiliar os eleitores indecisos. Este aplicativo poderá ser baixado em sistemas operacionais de smartphones Android e para o iOS.
O aplicativo apresenta a proposta feita por um candidato, mas só informa quem foi o autor após você clicar em Eu Voto, caso concorde com a proposta, ou em Eu Veto, caso discorde dela. Depois, veja qual o candidato apresentou mais propostas do seu agrado.
O aplicativo recorta trechos do programa para, depois, associá-lo ao seu autor, mas não considera que propostas similares ; ou exatamente iguais ; foram apresentadas também por outros candidatos.
Para descobrir a seção onde vai votar, o eleitor pode contar com a ajuda de outro aplicativo desenvolvido pela Justiça Eleitoral, o Onde Votar ou Justificar - para iOS e Android. Para que o eleitor saiba onde fica a sua zona ou seção eleitoral, basta digitar nome completo ou o número do título do eleitor, data de nascimento e o nome da mãe.
Uma alternativa para acompanhar a disputa eleitoral é baixar o aplicativo Apuração Eleições 2014 - para iOS e Android, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nele, será possível acompanhar, em tempo real, os resultados da apuração em todo o país até a totalização dos votos, bem como a indicação dos eleitos ou dos que foram ao 2; turno.