Ao ser perguntado sobre a relação com a candidata do PSB à Presidência Marina Silva, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quarta-feira, 24, que para governar o Brasil não é uma "questão de afinidade pessoal". "Eu convivi com a Marina numa relação de respeito há 35 anos. Era um carinho muito especial. Mas quando se tratou de governar o Brasil não era uma questão de afinidade pessoal, era uma questão de responsabilidade de dirigir um país deste tamanho", argumentou em evento eleitoral em Santo André, no interior de São Paulo.
O petista fez referência às eleições presidenciais de 2010, quando Marina Silva se candidatou, pela primeira vez, pelo PV. A ambientalista era filiada, anteriormente, ao PT, inclusive no exercício como ministra do Meio Ambiente no governo de Lula, no período de 2003 a 2008.
[SAIBAMAIS]
O ex-presidente alegou que não baseou sua escolha de apoio por ter mais afinidade com Dilma Rousseff à época ministra-chefe da Casa Civil. "Eu acho que a Dilma continua sendo a pessoa mais qualificada para isso", reafirmou. Em resposta às reclamações de Marina por ser alvo de ataques, Lula negou que tenha feito críticas à ambientalista. O líder do PT ainda fez uma comparação da personalidade da presidente com uma mãe rígida. "Ela (mãe) só é mais dura, porque quer cuidar de vocês com carinho. A Dilma sabe que não pode errar, que as coisas têm que dar certo", completou.