LONDRES - O príncipe William foi nomeado duque de Cambridge pela rainha Elizabeth II nesta sexta-feira e Kate Middleton se tornará duquesa de Cambridge após o casamento com o segundo na linha de sucessão à coroa, anunciou o Palácio. "O príncipe William se torna Sua Alteza Real o duque de Cambridge e a senhorita Catherine Middleton, após o casamento, se tornará Sua Alteza Real a duquesa de Cambridge", afirma um comunicado oficial.
A soberana decidiu conferir também ao neto os títulos de conde de Strathearn e de barão Carrickfergus, o que fará de Kate a condessa de Strathearn e a baronesa Carrickfergus. Catherine Middleton é também oficialmente a princesa de William de Gales, mas não a princesa Catherine, já que não nasceu como tal, mas é muito provável que a imprensa se refira a ela nestes termos. Segundo a tradição, os homens da família real recebem seu título, geralmente mais de um, quando se casam. Os títulos são uma escolha do soberano.
O ducado é o maior nível da nobreza britânica. O título de duque de Cambridge era considerado o favorito, sobretudo depois que a rainha visitou esta cidade universitária situada 80 quilômetros ao norte de Londres. "É um lugar muito conhecido e acredito que terá ressonância entre o público", declarou à imprensa britânica Charles Kidd, editor da revista especializada Debrett;s Peerage.
O último duque de Cambridge foi um famoso militar, o príncipe George, neto de George III, que também se casou com uma plebeia na era vitoriana.
Já a última duquesa de Cambridge foi a famosa princesa de origem alemã Augusta Wilhelmina Louisa of Hesse-Cassel, esposa do príncipe Adolphus Frederick, primeiro duque de Cambridge, e mãe do príncipe George.